Analise de um plano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2146 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO ..........................................................................................................9

REFERÊNCIAS.........................................................................................................10
INTRODUÇÃO

Apesar de a educação constar do texto constitucional como direito de todos, sabe-se que parcela considerável da população brasileira não tem, de fato, esse direito assegurado. Residentes em áreas rurais, pretos e pardos, adultos e idosos e os pobres de uma maneira geral sofrem algum tipo de restrição aoacesso e à permanência com sucesso nos sistemas de ensino.
Apesar de serem vários os desafios educacionais que se apresentam à sociedade brasileira, optou-se por tratar de dois deles. O primeiro desafio, que é o de assegurar a todos os brasileiros o direito de ler e escrever esbarra no legado do passado agrário-exportador e escravocrata que marcou a constituição da nação brasileira.Os esforços até então empreendidos têm sido insuficientes no que se refere, por exemplo, a ampliação da oferta e mobilização do público-alvo. No primeiro caso, é sintomático que as taxas de analfabetismo sejam maiores justamente no âmbito em que a oferta se mantém reduzida. Por sua vez, a baixa freqüência de adultos e idosos em cursos de alfabetização evidencia, em parte, a incipiente mobilizaçãodeste público-alvo.
Esse legado de atraso educacional foi sendo sedimentado e, em alguma medida, contribuiu para o aprofundamento das desigualdades e da exclusão social no país, razão pela qual a incidência do analfabetismo é bem maior entre os mais velhos, os pobres e os residentes no Nordeste e em áreas rurais. Em alguma medida, os efeitos dessa herança indesejável comprometemainda hoje a alfabetização de adultos e idosos, seja pelo simples fato de não haver oferta de cursos de EJA, pela dificuldade de locomoção dos alfabetizados ou pela insuficiência de renda entre estes.
Pensando nisso a Prefeitura Municipal de Colider elaborou um plano de política social para programar e fortalecer o EJA dentro do município e também para dar estrutura social às famíliasdos alunos, jovens, adultos e alunos da educação inclusiva.E a seguir será feita uma analise detalhada desse plano municipal.





DESENVOLVIMENTO

Iniciando a análise do presente plano de ação é importante ressaltar que desde a publicação do texto da nova Política Nacional de Assistência Social, em 2004, e da Norma Operacional Básica, em 2005, percebe-se um esforço continuadode organização da intervenção pública para efetivação do direito à assistência. Ambos os documentos são marcos relevantes por definirem, à luz da Constituição Federal de 1988 e da Lei Orgânica da Assistência Social, os princípios e os objetivos da política assistencial, bem como as diretrizes para sua organização, lançando as bases para a materialização do sistema único, descentralizado eparticipativo previsto na Loas.
Apresentação:
Educação de Jovens e Adultos e a Educação Inclusiva, este é o titulo do plano de política social implantado no município de Colider – MT, onde se trata exatamente disto, uma maneira de incluir a família menos favorecida num plano de educação, alfabetização e inclusão de jovens e adultos, estando relacionada à política social deeducação e inclusão.
Tudo leva a crer que se trata de um plano de ação, onde as equipes multidisciplinares de professores, assistentes sociais e psicólogos tratam de um assunto que para muitas pessoas ainda é constrangedor, o analfabetismo de adultos, e que somente com a ação de políticas sociais como esta pode fazer mudar esse tipo de conceito.
Diminuir o analfabetismo...
tracking img