Analise de texto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. (0,5) Leia atentamente o trecho abaixo e responda as questões a seguir:

O Senado francês aprovou hoje, por ampla maioria, a proibição do uso da burca, a vestimentaislâmica que cobre totalmente o corpo e o rosto da mulher, e também do véu integral, chamado niqab. Com isso, as muçulmanas do país não poderão utilizar a roupa nas ruas e emlocais públicos. O Senado sancionou por 246 a 1 o projeto já aprovado na Câmara dos Deputados.

a. Qual a principal postura percebida nessa situação: Etnocentrismo ouRelativismo Cultural? Explique.
R: Este e um caso de Relativismo Cultural, pois analisando apenas esse texto não encontramos em momento algum descriminação por parte do senadofrancês e sim observamos que a votação seguiu os princípios e cultura da França , eles e além disso pelo texto percebe-se que eles não buscaram entender o porque os islâmicosutilizam esse tipo de vestimenta e votaram pelos interesses do país .

b. A partir da visão de mundo (e consequente decisão) dos deputados franceses, explique a frase: “acultura condiciona nossa visão de mundo”.
R: A frase , quer dizer que sempre julgamos o mundo pelo nosso jeito de pensar , por nossos jeitos de pensar e por nossa cultura, comisso não chegamos a pensar no porque o resto do mundo age de maneira diferente da nossa .

c. Esta decisão está adequada aos ideais da Revolução Francesa (liberdade,igualdade e fraternidade)? Explique.
R: Está decisão não esta nada adequada a revolução francesa pois vai contra o ideal de liberdade. O senado francês com essa votação cortou aliberdade do povo islâmico de se vestir diferente do povo francês , ou seja , obrigou o povo islâmico e francês a serem iguais na vestimenta , independe de sua cultura.
tracking img