Analise de swot

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1145 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO



O presente trabalho visa apresentar a Análise de Swot realizada na Casa de Calçados São Jorge, situada à Rua Cosme Deodato Tadeu, 262A – Guaianazes . A microempresa está no mercado há 4 meses, tendo no seu quadro de funcionários, os proprietários Sr. Délcio e sua esposa Srª Amélia, com horário de funcionamento de segunda a sábado das 09:00 às 18:00hs e, eventualmente aosdomingos e feriados.
O objetivo do grupo é apresentar uma análise de SWOT (termo que é uma sigla oriunda do inglês, traduzindo: Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats), com base na identificação dos pontos fortes e fracos da loja e, as possíveis ameaças que a força do ambiente externo representam para a loja e como é que a mesma pode aproveitaras oportunidades e minimizar as ameaças.
Esta análise é de extrema importância para conhecer os vários aspectos internos e externos da loja em busca de resposta para eventuais problemas detectados ou atacar os concorrentes nas fragilidades encontradas.
O grupo permaneceu na loja em torno de 30 minutos, avaliando os pontos a serem estudados e, busca apresentar de forma clara e objetiva aconclusão do estudo.











Pontos Fortes


Imóvel próprio: A empresa não possui despesas com aluguel, o que da maior margem financeira para outros investimentos.

Fidelização de clientes do bairro: Por residir há muitos anos e trabalhar no mesmo local, o proprietário conhece seus clientes e também por ser comunicativo ele interage bem com o publico, cativando os clientes.Desconto para venda à vista: Oferece descontos para os clientes incentivando a venda a vista e atraindo o cliente.

Parcelamento de vendas sem juros: Alavanca as vendas incentivando a compra de mais produtos.

Compra direto da fabrica: Eliminando a etapa de fazer pedidos através do representante comercial o proprietário consegue negociar melhores preços e não precisa aguardar o prazo paraentrega, o que agiliza o abastecimento de estoque.

Marcas com preços acessíveis: Por estar localizada na periferia a loja oferece mercadorias de baixo custo, atingindo o seu público-alvo.


Pontos Fracos

A dificuldade em conquistar novos clientes: é existente devido à falta de inovação dos produtos, produto de baixa qualidade, o fraco design na fachada da loja, não realiza divulgação daloja, de preços e de promoções.

Não tem vitrines: A fraca exposição dos produtos desvalorizando o visual da loja, pois não existem vitrines e sim prateleiras nas laterais e uma ilha central feita com as próprias caixas dos sapatos.

O Layout da loja: não tem uma arte que chame a atenção ou que atraia o cliente até a loja, mas sim um layout simples sem artes gráficas, contendo como informaçãosomente o nome da loja direto nos toldos e uma faixa no fundo da loja, dificultando assim a memorização do nome da loja.



A falta de informatização: a falta de um controle geral dentro de uma empresa é algo inadmissível e principalmente para uma empresa no ramo varejista não ter o controle do seu estoque é como trabalhar no escuro é preciso sempre estar contando peças, separando cores etamanhos para as reposições de estoque, quem gerencia uma empresa assim não tem controle sobre, o quando comprar, o que comprar e quanto comprar, se você não estiver no ambiente físico do estoque.

A falta de informatização: na empresa faz com que o proprietário, faça diversas anotações em cadernos tentando obter um mínimo de controle, principalmente no caixa.

Não existem acomodações confortáveispara os clientes, como por exemplo, um lugar aconchegante para os clientes sentarem e experimentarem os calçados e também não tem banheiros.

Sistema de vendas a prazo sem segurança (Anotações no caderno): onde alguns clientes fazem as compras, sem nenhuma garantia de pagamento, apenas o proprietário faz a anotação sobre a compra, o valor e o dia em que este cliente diz que irá pagar.

O ponto...
tracking img