Analise de swot ricardo eletro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6571 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Novos Modelos de Empresa

Varejo
Casas Bahia – Estrutura e Propostas

Abril/2010
Índice
Conteúdo
Casas Bahia 3
Grupo Pão de Açúcar 4
Varejo 5
Panorama Mundial 6
O varejo no Brasil 8
Matriz de Impacto X Incerteza: 12
Pontos Principais: 12
Renda: 12
Ambiente Tecnológico (portfólio): 13
Ambiente Tecnológico (TI): 13
Câmbio: 14
Taxa de Desemprego: 15
Análise SWOT: 15Forças: 16
Fraquezas: 16
Oportunidades: 16
Ameaças: 17
Análise de Importância X Desempenho 19
Criação de uma marca própria 22
Terceirização de frota 23
Implementação de modelo de vendas “porta a porta” 23
Adoção de OBZ – Orçamento base zero 24

A Organização
Casas Bahia

Fenômeno do varejo nacional, a Casas Bahia está presente em oito estados (SP, RJ, MG, PR, ES, SC, GO, MS,BA), além do Distrito Federal, e emprega mais de 56 mil colaboradores.
A Casas Bahia multiplicou, em pouco mais de uma década, suas 250 filiais para as mais de 500 atuais e figura entre as 250 maiores empresas de varejo no mundo, segundo o estudo "Poderosos Globais do Varejo", conduzido pela consultoria Deloitte Touch que, há mais de 10 anos mapeia o ranking mundial do setor. A rede ocupa a 131ªposição.
No país há mais de meio século, a Casas Bahia é apontada por pesquisadores da Michigan Business School como benchmark no mercado da baixa renda. Trata-se de um caso sem similar no varejo mundial como descobriu a equipe do indiano C.K.Prahalad. A Casas Bahia se destaca mundialmente nesse quesito, fato que motivou o envio a São Paulo, em 2003, de dois pesquisadores de Michigan membros daequipe de Prahalad para estudá-la. Segundo Prahalad em seu livro "The Fortune at the Botton of the Pyramid"; "A Casas Bahia prova minha tese a respeito da importância e da rentável oportunidade de mercado existente na base da pirâmide de renda".
Para dar suporte de expansão e atendimento ao cliente, a empresa mantém uma estrutura logística que abrange oito centros de distribuição (Jundiaí (SP),Duque de Caxias (RJ), Ribeirão Preto (SP), Betim (MG), São Bernardo do Campo (SP), Campo Grande (MS), São José dos Pinhais (PR) e Salvador (BA)), além de seis entrepostos em localidades distintas nos mercados em que se faz presente. A rede possui, também, frota própria de 3062 veículos pesados, de um total de mais de 3.500 veículos, que rodaram em 2009 mais de 120 milhões de quilômetros, em umritmo de entregas que chega à marca de 1,2 milhão/mês.
Um fato recente chamou a atenção do mercado consumidor e de investidores: A Casas Bahia foi comprada pelo Grupo Pão de Açúcar, através da Globex (controladora do Ponto Frio). Com o negócio, o Grupo Pão de Açúcar passará a contar com 1.807 lojas, incluindo lojas de super e hipermercados, postos e drogarias, com faturamento (base 2008) deaproximadamente R$ 40 bilhões e mais de 137 mil funcionários. Globex e Casas Bahia juntas terão um total de 1.015 lojas em 18 Estados brasileiros e Distrito Federal, 68 mil colaboradores e um faturamento bruto (base 2008) de R$ 18,5 bilhões.

Grupo Pão de Açúcar

Pioneiro no setor varejista de alimentos no Brasil, o Grupo Pão de Açúcar, que completou 60 anos em 2009, é hoje a maior empresa de varejodo País com mais de 1.080 lojas, entre super e hipermercados, além de postos de combustíveis e drogarias. Com a recente associação com Casas Bahia, a empresa irá somar outros 514 pontos de venda.
Os principais objetivos da Companhia para o ano de 2010 são: expansão, especialmente da rede Assai (atacarejo) e Extra Fácil (lojas de proximidade); crescimento de vendas mesmas lojas acima da inflação;manutenção do programa já implementado de controle de despesas; maiores ganhos de eficiência; melhoria do retorno sobre capital investido; e consolidação da cultura corporativa meritocrática.
O Grupo mantém operações em 18 estados de todas as regiões do Brasil e Distrito Federal, totalizando mais de 1,7 milhão de m² de área de vendas e 80 mil colaboradores. Ao se unir a Casas Bahia, a empresa...
tracking img