Analise de swot motorola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (771 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTRATÉGIA GLOBAL NA MOTOROLA

Durante anos, a Motorola e outras empresas americanas como a RCA, a Magnavox, a Philco e a Zenith estavam entre as empresas de artigos eletrônicos de consumo maisbem-sucedidas do mundo. Em face da violenta concorrência dos japoneses, entretanto, essas empresas começaram a declinar. A Motorola permaneceu como exceção. Ela hoje é um líder mundial na tecnologia decomunicações móveis, posicionando-se como o principal fabricante de telefones celulares, dispositivos de paging, semicondutores automotivos e microchips utilizados para operar dispositivos nãorelacionados a computadores. Conquistando e mantendo essa elevada posição, a Motorola enfrentou os japoneses frente a frente. Embora possa ter perdido algumas batalhas aqui e ali, a empresa teve, no geral,mais vitórias.
A Motorola ouviu o chamado para a batalha no início dos anos 80. A empresa então controlava o emergente mercado americano de telefones celulares e pagers, mas, como muitas outrasempresas naquela ocasião, era um tanto complacente e não estava agressivamente focalizada na concorrência com os japoneses. Enquanto isso, as empresas japonesas começaram a inundar o mercado americano comtelefones e pagers de baixo preço e alta qualidade. A Motorola foi empurrada para segundo plano.
No início, os gerentes da Motorola não estavam seguros sobre como deveriam reagir. Abandonaram algumasáreas de negócios e chegaram a considerar uma fusão das operações de semicondutores com a Toshiba. Por fim, após grandes considerações, decidiram lutar para reconquistar a posição perdida no mercado.Esta luta envolveu uma estratégia em duas partes: aprender com os japoneses e depois competir com eles.
Para executar essas estratégias, os executivos estabeleceram algumas metas amplas queessencialmente comprometiam a empresa a baixar preços, melhorar a qualidade e reaver a participação de mercado perdida. Gerentes eram enviados em missões para todo o mundo, mas principalmente para o Japão,...
tracking img