Analise de sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6148 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Questões Página 201

6.1 Descreva as Características de uma rede simples e da infra-estrutura de rede de uma grande empresa.
R: Uma rede simples, ela se comporta geralmente como uma rede ponto-a-ponto (peer-to-peer). Sendo assim, ela não necessita de um servidor central (que serve para compartilhamento de arquivos e impressoras). Já numa empresa esse servidor se faz necessário. Tornando-seassim uma rede cliente/servidor, que é utilizada na maioria das empresas hoje em dia.

6.2 Nomeie e descreva as principais tecnologias e tendências que moldaram os sistemas de telecomunicação contemporâneos.
R: Antigamente, para uma comunicação entre filiais de uma empresa, eram usados serviços postais ou de telefonia por meio de voz. Hoje em dia se comunica via internet por redes sociais,e-mails, celulares,etc.
Futuramente, acredita-se que possa ser integrado todos os serviços de telefonia e internet e até de televisão, tudo integrado por um mesmo cabo de transmissão. Tornando assim tudo mais veloz e prático, por não precisar passar vários cabos pelos postes da cidade.

6.3 Nomeie os diferentes meios de transmissão física e compare-os em termos de velocidade e custo.
R:TIPO VELOCIDADE CUSTO
PAR TRANÇADO Lento e ruidoso 100 megabits por segundo Baixo custo
CABO COAXIAL 200 megabits por segundo baixos mas nem tanto
FIBRAS E REDES ÓPTICAS 500 kilobits Muito caros

6.4 O que é uma rede local(LAN)? Quais são os componentes de uma LAN típica? Quais são as funções de cada componente?
R: LAN = é uma rede de computadores utilizada na interconexão de equipamentosprocessadores com a finalidade de troca de dados. Um conceito mais preciso seria: é um conjunto de hardware e software que permite a computadores individuais estabelecerem comunicação entre si, trocando e compartilhando informações e recursos. Tais redes são denominadas locais por cobrirem apenas uma área limitada (10 km no máximo, além do que passam a ser denominadas MANs). Redes em áreas maioresnecessitam de tecnologias mais sofisticadas, visto que, fisicamente, quanto maior a distância de um nó da rede ao outro, maior a taxa de erros que ocorrerão devido à degradação do sinal.

Roteadores = é um equipamento usado para fazer a comutação de protocolos, a comunicação entre diferentes redes de computadores provendo a comunicação entre computadores distantes entre si.

Hub = é oprocesso pelo qual se transmite ou difunde determinada informação, tendo como principal característica que a mesma informação está sendo enviada para muitos receptores ao mesmo tempo.

Switch = é um dispositivo utilizado em redes de computadores para reencaminhar módulos (frames) entre os diversos nós. Possuem portas, assim como os concentradores (hubs) e a principal diferença entre um comutador e umconcentrador, é que o comutador segmenta a rede internamente, sendo que a cada porta corresponde um domínio de colisão diferente, o que significa que não haverá colisões entre os pacotes de segmentos diferentes — ao contrário dos concentradores, cujas portas partilham o mesmo domínio de colisão. Outra importante diferença está relacionada à gestão da rede, com um switch gerenciável, podemos criarVLANS, deste modo a rede gerida será divida em menores segmentos. Explicando de uma maneira mais fácil, o switch identifica cada porta e envia os pacotes somente para a porta destino, evitando assim que outros nós recebam os pacotes.
placa de rede = é um dispositivo de hardware responsável pela comunicação entre os computadores de uma rede.

6.5 Nomeie e descreva as principais topologias derede.
R: Barramento = Todos os computadores são ligados em um mesmo barramento físico de dados. Apesar de os dados não passarem por dentro de cada um dos nós, apenas uma máquina pode “escrever” no barramento num dado momento. Todas as outras “escutam” e recolhem para si os dados destinados a elas. Quando um computador estiver a transmitir um sinal, toda a rede fica ocupada e se outro computador...
tracking img