Analise de sistema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1671 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BANCO DE DADOS
Excelente a forma como o segundo módulo tem feito referências às disciplinas do primeiro módulo, começando por Bancos de Dados (Roberto Yukio) e a lembrança das primeiras aulas do professor Perini, em Engenharia de Software, onde mergulhamos no mundo dos dados e informações.
Resgatamos o dado, o registro ou elemento básico da informação, que por sua vez, é um dos recursos maispreciosos e importantes de uma organização. Em um determinado momento, o volume de dados relevantes tende a aumentar, tornando se necessário organizá-los, relacioná-los.
Para tanto, reúnem-se esses dados numa base de dados, ou banco de dados (BD) objetivando a organização desses dados, sua recuperação confiável, relacionamentos e resolvendo problemas como redundância e inconsistência de dados,dificuldade de acesso, isolamento, segurança e integridade, entre outros.
Um banco de dados requer a realização de algumas tarefas imprescindíveis para justificar sua utilização, para tanto, modelos de bancos de dados são definidos para descrever e representar essas tarefas do mundo real. No modelo conceitual Entidade-Relacionamento, podemos representar os elementos de um negócio através de Entidadese Relacionamentos, sendo estes elementos encontrados na descrição narrativa do modelo.
Entidades são objetos, coisas, algo relevante para o que se quer representar, seja abstrato ou concreto. Numa descrição textual do modelo, as entidades podem ser encontradas nos substantivos, como no exemplo “o autor submete seu trabalho para avaliação pela banca examinadora”. Os substantivos “autor”,“trabalho” e “banca” (ou mesmo “banca examinadora”) são as entidades identificadas da descrição.
Um conjunto de associações entre os elementos, um fato ou acontecimento que liga duas entidades, é o item Relacionamento do MER (Modelo Entidade-Relacionamento). Na descrição textual, os relacionamentos podem ser identificados pelos verbos, como na frase anterior, os verbos “submeter” e “avaliar” são osrelacionamentos do MER.
Para facilitar a leitura do conceito de modelo de banco de dados, utilizam-se diagramas, representados por símbolos diversos, como retângulos, losangos e círculos.
A Figura 1 exemplifica uma forma de fazer o Diagrama Entidade-Relacionamento (DER), baseada no exemplo acima citado.

Figura 1 – Diagrama Entidade-Relacionamento

As entidades são representadas por retângulos. Oslosangos representam os relacionamentos.
A “regra de negócio” entre as entidades envolvidas no relacionamento, que determina a quantidade de ocorrências das entidades é chamada de Cardinalidade.
É quando uma entidade pode realizar certa quantidade de ocorrências com outra.
Para tanto, deve-se considerar a quantidade mínima e máxima das ocorrências. A cardinalidade máxima possui três tipos: umpara um (1:1); um para muitos (1:n) e muitos para muitos (n:n). A cardinalidade mínima possui dois tipos: opcional (0) ou obrigatória (1).
A Figura 2 segue o mesmo exemplo anterior, com cardinalidade mínima e máxima e a leitura do DER.

Figura 2 – Cardinalidade
Leitura possível: um autor deve submeter até 3 trabalhos. Cada trabalho só pode ser submetido por um único autor. A banca deveavaliar os 3 trabalhos submetidos.
Um elemento muito importante do DER são os Atributos, que são características das entidades ou relacionamentos. No DER, os atributos são simbolizados por uma forma oval. Um sistema de banco de dados desenvolvido para o exemplo citado anteriormente poderá controlar o nome do autor e sua especialidade, além de um título para o Trabalho. Ver Figura 3.

Figura 3 –Atributos

Os atributos podem ser de vários tipos, para identificar diferentes características de uma entidade ou relacionamento: atributos determinantes diferenciam uma ocorrência da entidade, tornando-a única; atributos compostos são atributos que podem ser divididos em outros atributos para representar adequadamente uma característica; atributos derivados contêm valores que podem ser obtidos...
tracking img