Analise de setupse

742 palavras 3 páginas
Análise funcional do CMOS setup nas placas de Cpu Modernas A maioria dos computadores modernos é capaz de executar sistemas operacionais com interfaces bastante atraentes e cheias de efeitos, como no caso do Windows 7 e algumas versões do Linux, mas quando ele é ligado sempre temos que olhar aquela tela preta rudimentar que exibe as informações essenciais do hardware. Essa etapa do processo de inicialização (também chamada de "boot") é executada pelo Bios, que fica armazenado no pequeno circuito na placa mãe o CMOS. O CMOS serve para armazenar as configurações do bios, que, contém todo o software básico, necessário para inicializar a placa-mãe, verificar os dispositivos instalados e carregar o sistema operacional. E o BIOS inclui também o CMOS Setup(ou simplesmente setup), o software que permite configurar as diversas opções disponíveis na placa. O BIOS da placa de CPU também é responsável pelo processo de “autoteste” realizado quando o PC é ligado, ou quando pressionamos o botão Reset. Trata-se de um conjunto de testes que visam verificar se os principais componentes do PC estão funcionando corretamente.

Para que a placa mãe funcione corretamente precisamos configurá-la. As configurações da placa mãe são feitas através de software. Este software é chamado CMOS Setup. Tratasse de um programa de configuração, com o qual escolhemos entre as diversas opções de funcionamento da placa mãe.
O CMOS Setup fica armazenado na memória Flash ROM da placa mãe, juntamente com o seu BIOS. O BIOS é o programa que controla a maior parte dos dispositivos de hardware. O CMOS Setup é o programa de configuração que informa ao BIOS como ele deve operar. O objetivo do Setup é configurar as opções de funcionamento da placa mãe e outros itens de hardware, como:
• Velocidade das memórias e do processador
• Velocidades e capacidades das unidades de disco
• Habilitar ou desabilitar as interfaces onboard
• Definir a seqüência de boot

Relacionados

  • Adm Interdisciplinar
    5362 palavras | 22 páginas