Analise de sensibilidade do modelo SoySim para grupos de maturação e datas de semeadura, em Santa Maria – RS.

873 palavras 4 páginas
Analise de sensibilidade do modelo SoySim para grupos de maturação e datas de semeadura, em Santa Maria – RS.

Resumo: Analisou-se a duração do ciclo e a produtividade da cultura da soja em função do grupo de maturação (GM) e três datas de semeadura dentro do período recomendado para Santa Maria, RS, simulados por um modelo ecofisiológico (SoySim). Este modelo simula a produtividade de soja em condições próximas das ótimas para a cultura da soja.
Abstract: Soybean cycle duration and yield as a function of maturation groups (GM) and three sowing dates during the recommended period to Santa Maria, RS, was simulated with an ecophysiological model (SoySim). This model simulates soybean yield under near-optimum cropping conditions.

1. Introdução
A soja (Glycine max (L.) Merrill) é uma das principais culturas agrícolas do Brasil e a principal fonte de óleo vegetal do mundo. No RS, na safra 2012/2013 foram cultivados em torno de 4,6 milhões de hectares e colhidos em torno de 12,2 milhões de toneladas de soja (IBGE, 2013), sendo assim a cultura agrícola mais importante desse Estado.
Modelos de simulação do crescimento, desenvolvimento e produtividade tem sido propostos para inúmeras culturas, incluindo a soja (SETIYONO et al., 2007, SETIYONO et al., 2008; SETIYONO et al., 2010). Estes modelos são ferramentas úteis que podem auxiliar no manejo das culturas, e em estudos do impacto da mudança climática sobre o desempenho de agroecossistemas (STRECK & ALBERTO, 2006a,b). O SoySim é um modelo recente e moderno de simulação de crescimento, desenvolvimento e produtividade de grãos da cultura da soja (SETIYONO et al., 2010) desenvolvido e testado no EUA. Atualmente, o grupo de Agrometeorologia da UFSM está avaliando o SoySim nas condições de cultivo do RS. O objetivo deste trabalho foi analisar a duração do ciclo e a produtividade da cultura da soja em função de diferentes grupos de maturação (GM), hábito de crescimento e três datas de semeadura para Santa Maria, Rio

Relacionados