Analise de risco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1745 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRF 4 2010

32. Riscos, ameaças, danos, perdas, sensibilidade, periculosidade, vizinhança e arredores são termos técnicos que devem fazer parte do cotidiano de todo e qualquer técnico da área de Segurança e Transporte. Sendo assim, analise o emprego dos termos grifados nas situações hipotéticas abaixo:

I. Como consequência dos danos causados pelo incêndio na sala de no-breaks, tivemos orisco de ficar sem acesso ao banco de dados caso houvesse queda da energia elétrica; se isso ocorresse, a empresa poderia sofrer perdas terríveis.

II. Considerando o alto grau de sensibilidade dos bancos de dados da empresa, não podemos correr o risco de ficar sem acesso às informações.


III. Os danos resultantes da invasão de nosso banco de dados por hackers são incalculáveis até o momento.Com o sistema desprotegido, ainda sofremos a ameaça de novas invasões.

IV. Existe um alto nível de periculosidade envolvida no transporte dos diretores da empresa, haja vista o alto grau de sensibilidade que acomete a tais cargos e o trajeto escolhido.


V. Embora a empresa esteja localizada em um bairro considerado de vizinhança tranquila, especificamente nos arredores da empresa, fazemosdivisa com um banco no lado direito, uma joalheria no lado esquerdo e um terreno baldio no fundo.

Está correto o emprego dos termos técnicos grifados, relativos à segurança física e patrimonial, APENAS nos itens

(A) I, II e V.
(B) III, IV e V.
(C) I, II e IV.
(D) I, III e V.
(E) II, III e IV.




33. Sob a ótica da segurança física e patrimonial, são exemplos de ponto crítico e deponto de risco existentes em uma edificação, respectivamente:

(A) arquivos de processos judiciais e reservatório de incêndio.
(B) servidor de rede de computadores e reservatório de água potável.
(C) guarita de entrada e tanque de GLP (gás liquefeito de petróleo).
(D) caldeira e central de circuito interno de TV.
(E) central de processamento de dados e cabine primária de energia elétrica.35. Das diversas características de um sistema de gestão da segurança física, uma que deve sobressair sobre as demais é

(A) manter o foco prioritário nos equipamentos, pois, com o advento de novas tecnologias, tais como identificação da íris, da retina, de voz e de face, o trabalho da segurança é facilitado, sem a necessidade de exposição das pessoas aos riscos atinentes às atividades.

(B) adissimulação, sem intimidar as pessoas com demasiada exposição das medidas de segurança de uma edificação, com o intuito de flagrar ações ou atitudes com potencial ameaçador, focando no elemento surpresa, e atuando de forma reativa.

(C) manter o foco prioritário nas pessoas, pois os equipamentos, eletrônicos ou mecânicos, são passíveis de falhas e dependem de energia; já as pessoas possuemcapacidade de discernimento e raciocínio, ou seja, os equipamentos são importantes ferramentas para a execução dos serviços de segurança, mas o principal é focar no elemento humano.


(D) a ostensividade, com o intuito de demonstrar os equipamentos e medidas existentes como forma de desestimular ações ou atitudes que possam causar danos à área protegida, com atuação principalmente de formapreventiva.

(E) a visão sistêmica de todos os processos de proteção, pois devem estar interligados, uma vez que são dependentes entre si e formam, juntos, o sistema de gestão de risco.











36. Considerando as medidas de segurança física e patrimonial, analise:

I. O acionamento dos órgãos de segurança pública, sempre que oportuno e cabível, é a medida mais importante quando setratar de medidas de gestão da segurança física e patrimonial.

II. A proteção física se dá por meio de elementos, dos mais simples aos mais sofisticados, como cercas, câmeras de segurança ostensivas ou dissimuladas e alarmes com sensores de movimento, entre outros.

III. As medidas de controle de acesso propriamente ditas podem ser, dentre outras: pessoais, quando se emprega um vigilante em...
tracking img