Analise de risco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5907 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
5, 6 e 7 de Agosto de 2010 ISSN 1984-9354

ANÁLISE DOS RISCOS OCUPACIONAIS NOS CAMPI DA FUNDAÇÃO OSWAQLDO CRUZ
Solange Maria Ferreira de Araujo (Fiocruz) solangemariaaraujo@gmail.com Robson Spinelli Gomes (UFF) robson@latec.uff.br

A intensa atividade de pesquisa biomédica e, por extensão, a manipulação constante de microorganismos e materiais com alto potencial de contaminação biológica,tornam os ambientes de trabalho/pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) um llócus privilegiado para investigações sobre riscos ocupacionais. A presente pesquisa apresenta um panorama das atividades desenvolvidas nessa Instituição, descreve seus ambientes de trabalho, caracterizando-os quanto aos riscos ocupacionais a partir de laudos elaborados pela Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST)criada pela FIOCRUZ, e determina a dimensão de seus servidores regidos pelo Regime Jurídico Único em atividade nas vinte e uma Unidades/Centros Regionais nos anos de 2002, 2005 e 2007. Tem como principal objetivo reunir dados que possam contribuir para a discussão sobre os critérios de elaboração de laudos adotados pela CST para a concessão de adicionais aos servidores. Palavras-chaves: riscoocupacional; doença ocupacional; análise de riscos e sistema de gestão.

VI CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO
Energia, Inovação, Tecnologia e Complexidade para a Gestão Sustentável
Niterói, RJ, Brasil, 5, 6 e 7 de agosto de 2010

1- FORMULAÇÃO DA SITUAÇÃO PROBLEMA
Todos os servidores que ingressavam na Fiocruz, independente de sua atividade e local de trabalho, percebiam os adicionais deinsalubridade, periculosidade irradiação ionizante e gratificação de Raios X. Em 1986, os servidores do FIOSAST (Serviço de Atenção à Saúde do Trabalhador, da FIOCRUZ) – médico do trabalho, engenheiro de segurança e técnico de segurança – identificaram todos os servidores da FIOCRUZ nos seus postos de trabalho e suas atividades, relacionando-as aos tipos de risco a que estavam expostos. Com acriação pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) da Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST) em 1996, foi realizado um primeiro trabalho para readequação dos adicionais de insalubridade, periculosidade, irradiação ionizante e gratificação de Raios X, através de inspeção técnica a todos os ambientes de trabalho, mapeando a exata localização dos servidores, as atividades desenvolvidas e a situação de riscoa que estavam expostos os servidores da FIOCRUZ. Em 2002, a Coordenação realizou a reavaliação das atividades desenvolvidas e a exposição de riscos, dos três mil e trezentos servidores dos campi da FIOCRUZ, classificando-os por grupos homogêneos, para adequação dos adicionais, utilizando os

critérios elaborados pela própria Coordenação.

2 - OBJETIVO DO ESTUDO
OBJETIVO GERAL

A pesquisapretende aprofundar e difundir a discussão sobre os riscos ocupacionais, direcionando seu foco prioritariamente sobre atividades desenvolvidas pelos servidores ligados ao setor de saúde, que se encontram ainda hoje, no Brasil, desprovidos de uma legislação específica ideal que os proteja de tais riscos em suas atividades laborais. Determinando a dimensão dos servidores regidos pelo Regime JurídicoÚnico (RJU) nas dezesseis Unidades e nos cinco Centros Regionais da FIOCRUZ nos anos de 2002, 2005 e 2007, expostos aos riscos ocupacionais.
OBJETIVO ESPECIFICO

2

VI CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO
Energia, Inovação, Tecnologia e Complexidade para a Gestão Sustentável
Niterói, RJ, Brasil, 5, 6 e 7 de agosto de 2010



Análise de informações retiradas de documentosarquivados na Coordenação de Saúde do Trabalhador da FIOCRUZ.



Tratamento dos dados coletados a partir de um banco de dados desenvolvido para o propósito da pesquisa, elaborado pelo setor de informática da Unidade de Recursos Humanos (DIREH) e pela Coordenação de Saúde do Trabalhador.



Análise das condições de exposição aos agentes de riscos ocupacionais. Os dados serão apresentados em...
tracking img