Analise de requisitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (936 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Especificação de requisitos
* Amostragem
É o processo de seleção sistemática de elementos representativos de uma população. Quando os elementos selecionados em uma amostragem são analisados,pode-se assumir que esta análise revelará informações úteis acerca da população como um todo. Existem vários motivos pela qual devemos usar a amostragem.
Exemplos: diminuir custos, acelerar oprocesso de levantamento de informações, eficiência: a informação tende a ser mais apurada, já que menos elementos podem ser analisados, mas estes podem ser analisados com mais detalhes e reduzirtendências.

Quatro passos que um engenheiro de software deve seguir para projetar uma boa amostragem são eles:

1. Determinar os dados a serem coletados ou descritos: Definir o que coletar e para que,isto é, que tipo de técnica de levantamento de informação será usado depois. Coletar dados irrelevantes representa perda de tempo.
2. Determinar a população a ser amostrada (o que / quem): No caso dedocumentos, definir quais documentos investigar e de que período / intervalo. No caso de pessoas, estabelecer a que nível da organização pertence ou se são pessoas de fora.
3. Escolher o tipo daamostra.
4. Decidir sobre o tamanho da amostra.

Existem vários tipos de amostragem:

• Amostra de Conveniência: irrestrita, não utiliza probabilidades, mais fácil e, geralmente, apresentaresultados irreais. Ex: aviso chamando os interessados a participar de uma reunião.

• Amostra Intencional: a escolha é feita com base em critérios pré-estabelecidos pelo engenheiro de software, sem levarem conta probabilidades. É uma amostra apenas moderadamente confiável. Ex: engenheiro de software escolhe, para entrevista, um grupo de indivíduos que aparentam ter conhecimento e interesse no novosistema.

• Amostra Randômica Simples: é necessário ter em mãos uma lista da população a ser amostrada (documentos ou pessoas) para garantir que cada elemento tem igual chance de ser selecionado....
tracking img