Analise de quadrinhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (662 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.1 Os personagens de Maurício de Sousa normalmente mostram a caricatura de "tipos" e fases de crianças. Por exemplo, o Cascão simboliza a fase da preguiça de tomar banho, a Magali simboliza acriança que come muito etc. Com relação ao falar de um grupo social, no texto 2, temos o exemplo do personagem Chico Bento que representa a criança da roça. A variante constatada na fala de Cascão eCebolinha é a mesma constatada na fala de Chico Bento? Justifique sua resposta.
R. Sim, pois o Cascão e o Cebolinha ambos nos dão a impressão de serem da cidade, com uma linguagem mais mimada. O Cebolinhanos deixa transparecer pela a forma mimada e lúdica de encarar as coisas. O Chico Bento, ele é mais rústico, a forma como ele fala e produto do meio em que ele vive.
Então os dois sofrem as variaçõesdecorrentes do local onde eles vivem, o Cebolinha se fosse educado na roça, com certeza cometeria o mesmo erro de trocar o R pelo o L e falaria usando as mesmas formas que o Chico Bento usa.
1.2 Notexto 2, Cebolinha expressa em sua "fala" uma variação fonológica típica da infância, em que há a troca do fonema grafado com a letra "R" pelo fonema grafado com a letra "L". Você considera quesocialmente há distinção entre a variação expressa na fala do personagem Cebolinha e a variação expressa na "fala" do personagem Chico Bento? Justifique sua resposta.

R. Socialmente creio que não hádistinção entre a variação das falas dos personagens, até por que o caso do Cebolinha é de Dislalia que em geral é causada por distúrbios emocionais, fato esse que o Chico Bento não esta isento.

1.3 Leiaa afirmação de Possenti.
"A variação lingüística é um reflexo da variedade social e, como em todas as sociedades existe alguma diferença de status ou de papel entre os indivíduos ou grupos, estasdiferenças se refletem na língua" (POSSENTI, 2006).
1.4 Com base nesta afirmação:
a- Explique a noção de preconceito linguístico;
R. É evidente que quanto mais cultura um ser humano recebe...
tracking img