Analise de oportunidades, copa 2014 e olimpiadas 2016

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2750 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANALISE DE OPORTUNIDADES, COPA 2014 E OLIMPIADAS 2016
Agnes Andriolo
Douglas Alves da Silva
Edilaine R. Gomes de Sousa
Gilvana dos Santos
Kelly Salustiano
Marcia Satiko Higa
Marcos Barbosa Lima
Rafael de Santana
RESUMO
O Brasil sediará em uma década, cinco dos mais importantes eventos esportivos do planeta. Os jogos Pan-Americanos de 2007 no Rio, não deixaram apenas um legado, mastambém foram marcados por superfaturamento e pela herança de dois elefantes brancos: o Velódromo da Barra e o Parque Aquático Maria Lenk, que após as competições estão sendo pouco utilizados.
Planejamento de longo e médio prazo e acordo entre governo federal e municipal, mais a ajuda de instituições privadas foi uma receita de sucesso para os jogos de 1992, em Barcelona. Isso deve inspirar o Rio deJaneiro. Em 1996, a cidade de Atlanta teve um alto investimento em organização, no entanto não evitou problemas, mas teve pontos positivos com uma receita de 10 milhões e o desenvolvimento da infraestrutura de Atlanta, como o aeroporto internacional e expansão do metrô. Já na África do Sul, R$ 23 milhões foram gastos por estádio que não são mais usados e isso pode ocorrer no Brasil em cidades comoBrasília, Cuiabá, Manaus e Natal. Apesar de tudo, a Copa do Mundo em 2014, traz muita expectativa para as cidades sede. Elas têm que estar de acordo com as exigências da FIFA, como a infraestrutura dos estádios, mobilidade urbana, hotelaria e segurança pública, o que significa expectativa de desenvolvimento urbano.

PALAVRAS CHAVE: Elefante branco; cidades sedes; copa 2014

LEGADO DA COPA,DESENVOLVIMENTO OU ELEFANTE BRANCO
INTRODUÇÃO
“A coisa mais importante nos Jogos Olímpicos não é vencer, mas participar, assim como a coisa mais importante na vida não é o triunfo, mas a luta. O essencial não é ter vencido, mas ter lutado bem”. Trecho do Juramento Olímpico, que é lido na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos.
Uma serie de fatores são considerados antes da escolha para ocompromisso de organizar um dos maiores eventos internacionais. Mostrar ao mundo capacidade de realização, compromisso local com seus cidadãos e os benefícios futuros, são alguns dos itens avaliados.
Em seu texto para o Centro de Estudos da Consultoria do Senado Federal, Alexandre Sidnei Guimarães1, consultor Legislativo do Senado Federal para a área de esportes, cita uma frase de Mechikoff2 sobreas Olimpíadas:
“Além de ser o maior evento esportivo mundial – “um festival atlético multicultural que atrai milhões de fãs ao redor do mundo”1 –, tem sido o palco de discussões sociais e propaganda política e, nas últimas décadas, o maior fenômeno de marketing, capaz de alavancar esporte, economia e turismo de uma nação.”
Isto faz com que o País seja colocado entre aqueles de tradiçãoesportiva consolidada, considerando que em uma década o Brasil terá sediado cinco das mais representativas competições esportivas (Jogos Panamericanos/Parapanamericanos, Jogos Mundiais Militares, Copa das Confederações Brasil e a Copa do Mundo de Futebol). Guimarães diz que as promessas do legado a ser deixado pelos jogos criam expectativas positivas para a população tanto da cidade quanto para o Estadodo Rio de Janeiro. Porém, causam preocupação com a sua capacidade real de execução. Segundo Guimarães o legado pode ser dividido em seis principais itens:
1. Transformação da cidade do Rio de Janeiro: melhoria da qualidade do ar, transportes públicos e segurança.
2. Inserção social: Novas habitações, resultado das quatro vilas construídas para os Jogos. Programas de treinamento pelo comitêorganizador com o intuito de formar profissionais em setores estratégicos para os Jogos. Criação de empregos temporários e permanentes nas áreas de eventos, gestão de esportes, turismo e outros.
3. Esporte, juventude e educação: • Ampliação do Programa Segundo Tempo, investimentos no Programa Mais Educação, que financia instalações esportivas nas escolas públicas. Ampliação dos Jogos Escolares e...
tracking img