Analise de mercado - e- commerce

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1878 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
MICROECONOMIA

Guilherme Tybusch

aNáLISE DO MERCADO DE
COMERCIO ELETRONICO NO BRASIL

Professor: Gilfredo Castagna

Cachoeira do Sul
Junho de 2012

Introdução

O presente trabalho buscara mostra um pouco do comercio eletrônico no Brasil, as vantagens e riscos deste mercado, para empresas e consumidores, o perfil dosconsumidores nos anos de 2010 e 2011 assim como seu comportamento, também será apresentado a evolução do faturamento desde começo do mercado eletrônico no Brasil, contando também com outras informações relevantes para este mercado.
Para este trabalho foi usado a pesquisa exploratória e descritiva, para que possamos entender um pouco deste mercado e seus dados, onde após a pesquisa os dados foramanalisados, assim montando uma estrutura que chame a atenção de quem leia o trabalho.

Desenvolvimento
Comercio Eletrônico
O comércio eletrônico ou e-commerce é a compra e venda de mercadorias ou serviços por meio da Internet, onde as chamadas Lojas Virtuais oferecem seus produtos e formas de pagamento online. O comércio eletrônico é um meio facilitador dos negócios, tornando o processo de vendafácil, seguro, rápido e transparente, reduzindo os custos das empresas que atuam neste segmento e estimulando a competitividade.
Vantagens do Comercio Eletrônico
* Estar presente na maior rede de comunicação do mundo;
* Acesso imediato por visitantes de todos os lugares;
* Aproveitar a interatividade da Internet, que é a capacidade de realizar comunicação em duas vias. O site envia e podereceber informações do visitante, diferente de outros canais de comunicação, como folhetos ou televisão;
* Cada vez mais as pessoas utilizam a Internet em suas atividades;
* Os consumidores estão aumentando a freqüência de compras e a média de gastos online.
* Analise mercadológica facilitada
* Mais horas de operação
* Maior mercado
* Maior relação comercial
* Menorcusto operacional
* Eliminação de intermediários
* Facilidade de novos negócios com pouco investimento inicial
* Maior acesso a informação
* Conveniência de compra.

Riscos do comércio Eletrônico
* Insatisfação
- Paguei mais do que Valia
- Recebi menos do que deveria
* Riscos tributários
- Dupla tributação
- Evasão tributária
- Entrada ou saída de divisas
*Logísticos
- Roubo ou interceptação de carga
- Erro na entrega de produtos
* Tecnológicos
- Computador do consumidor não consegue acessar a internet
- Custo de infra-estrutura
- Sigilo dos bancos de dados
- acesso ao meio de pagamentos
* Segurança da informação
* Demais riscos

Tipo de mercado

Pesquisando sobre os tipos de mercado, o que mais se aproxima para o comercio eletrônico éo de concorrência perfeita, pois o mesmo se enquadra nos três pressupostos básicos da concorrência perfeita:
Na aceitação de preço, como existe muitas lojas virtuais, eles tem um numero significativo de concorrentes diretos, assim como cada loja vende o suficiente uma parte do total dos produtos que vai para o mercado, suas decisões não influenciam o preço no mercado, logo se, por exemplo, aslojas americanas subir seu preço nem todas vai aumentar junto com a mesma, pois existem muitos concorrentes, assim se o consumidor achar o preço muito alto poderá procurar por outra loja virtual facilmente, sendo assim as empresas deste mercado são aceitadores de preços.
Na questão da homogeneidade dos produtos, as lojas virtuais pesquisadas têm praticamente os mesmo produtos, que na maioria dasvezes compram de fornecedores, assim se a mesma elevar o preço perderá parte ou todos seus negócios neste mercado.
No caso de livre entrada e saída, se caracteriza, pois não existem custos especiais para entrada deste mercado, hoje já existe empresa que vendem sistemas para criar as lojas virtuais facilmente, contendo todas as informações que a empresa necessita para entrar no mercado do...
tracking img