Analise de marca harley-daivdson

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2242 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE EM GRUPO - Gestão de Marca
Profa. Flávia Angeli Ghisi Nielsen


Grupo de até 5 pessoas.
Entrega para a Fábia até o dia 08/11/2011


Segue roteiro para elaboração do trabalho:



1. Análise da Identidade da marca x Imagem
Escolham uma marca e analisem os conceitos de identidade e imagem da marca.


Identidade: a Harley Davidson possibilita oescape do estresse, de compromissos inadiáveis, horários, reuniões, “algemas invisíveis”, sintetizando da rotina por meio de uma série de componentes de alta qualidade e ajustes finíssimos que terminam num quadro com um motor altamente potente e com um ronco deliciosamente viciante que permite ao “harleyiro” experimentar a vida sobre o asfalto através de sentidos: o ronco do motor desperta a audição,o vento na cara desperta o olfato de sentir outros ares que não da poluição da “selva de pedras”, a paisagens ativam a visão, o paladar é provocado pelos famosos cafés da manhã do H.O.G (Harley Owners Group) e por fim o pilotar acorda o tato. Ter uma Harley é ser um free-rider.


Imagem da marca: ter uma Harley Davidson é ser único. Uma harley nunca é igual a outra e assim são seus donos,únicos. O elo que os une é o fato que os harleyiros fazem parte de um seleto grupo de pessoas que conseguem custear sua liberdade por meio de máquinas e produtos que transmitem a sua liberdade e seu espírito aventureiro.


++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Partindo do conceito de identidade de marca, que aconsciência de que tudo o que uma empresa faz é projetado nas suas marcas e consciência de que tudo o que uma marca faz é comunicação – desde a embalagem e o que nela está escrito, à forma como os telefones são atendidos, passando pelo comportamento de um colaborador. Valorização de todos os públicos da empresa (stakeholders) e respectivo enquadramento na definição da identidade e da gestão da marca.As principais dimensões da identidade da Harley Davidson são:
Fisica: Robustez, motor em V, ronco do motor inconfundível.
Personalidade: Estilo de vida, lenda.
Cultura: Um mito de heróis solitários em sua Harley Davidson.
Auto-imagem: se vê na marca, sente parte dela.
Reflexo: Utilizados como distintivo.
Relacionamento: pertence a um clube, grupo.Imagem da marca :
[pic]






2. Análise do posicionamento da marca
O grupo concorda com o posicionamento da marca selecionada? Teria alguma sugestão?


Posicionamento: ter um estilo de vida que permita que seu alter-ego seja exposto ao mundo. Pilotar uma Harley Davidson é libertar o aventureiro, o herói, o descolado daquele exoesqueleto de um jaleco de médicoou da gravata de um executivo.


Posição do Grupo: concordamos com o posicionamento ao passo que a proposta de posicionamento da marca é expor ao mundo a personalidade e história do dono da motocicleta e esta proposta vem também da história da própria marca, visto que o fabricante foi importantíssimo durante as 2 grandes guerras mundiais, fornecendo máquinas para os combatentes e após aguerra virou uma mania que veteranos de guerra possuíssem suas Harleys. Todos querem ser lembrados como heróis, querem ter sua importância e suas personalidades estampadas para o mundo e assim foi sendo fixado o posicionamento da marca. A Harley Davidson é o cavalo de aço do Cowboy da Malboro, ou seja, é a demonstração extrema da liberdade e destreza de seu dono. E este posicionamento está em linhacom o que as pessoas buscam em contra-ponto ao o que a sociedade vem impondo aos seus membros, que é cada vez menos qualidade de vida, menos liberdade, menos personalidade ao passo que o que o outro tem é o que todos desejam. O posicionamento da Harley Davidson entrega estilo de vida e status aos proprietários dos produtos da marca.




3. Análise dos elementos de marca
Descreva...
tracking img