Analise de mapas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (334 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE MINAS GERAIS.

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO
DISCIPLINA: GEOGRAFIA APLICADA AO TURISMOPROF. HELCIO RIBEIRO CAMPOS

Bruno Luiz Tófoli

Análise de Mapas

BARBACENA
SETEMBRO/2011
Fazendo a análise dos mapas abaixo, observando as normas aprendidas emsala de aula, podemos observar que:

FIGURA 01

FIGURA 02

No primeiro mapa, (FIGURA 01), o autor teve somente como objetivo informar as cidades que fazem parte de um circuito turístico eseus principais atrativos. Sendo somente esse o objetivo do mapa, ele nos da informação necessária para que saibamos a localização das cidades integrantes do circuito, seus principais atrativos e,ainda nos informa se as vias de acesso são pavimentadas ou não e se são rodovias federais ou estaduais.
Em relação às normas ele é bem deficiente, pois o título não está em caixa alta, comodeveria, não apresenta escala, orientação, fonte, autor, data e órgão ou instituição para qual o mapa foi confeccionado. Mas sua legenda é bem clara, dando uma ótima noção a quem examina o mapa, contémtambém um encarte com uma breve apresentação do circuito turístico e algumas imagens, um forte apelo, pela beleza dos locais. Também o subtítulo está de acordo com as normas.
O segundo mapa,(FIGURA 02), nos traz informações sobre regiões e segmentos turísticos do estado do Paraná. Nele observamos que o título está de acordo com as normas, existe um encarte de ampliação que destaca alocalização do estado no Brasil e também América do Sul, sua legenda apesar de bem complexa e suas cores não seguirem a risca a rosa cromática, é de fácil compreensão. O mapa não traz orientação, fonte, autor,data e órgão ou instituição para qual foi confeccionado.
Após analisar os dois mapas, podemos notar que mesmo com ausência de algumas informações, eles são bem claros e conseguem atingir os...
tracking img