Analise de livro didático de historia 7º série

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 11 (2615 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 12 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PARANAENSE - UNIPAR DE UMUARAMA

ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO EM HISTÓRIA 7º SÉRIE ENSINO FUNDAMENTAL II.

Orientador Profº: Shesmmam Barros.

Umuarama/Pr
2010

1 - Análise de um livro Didático em História.

Introdução.

A partir da análise do livro “Nova História Crítica”, adotado na escola, Educação Adventista" de Umuarama para a turma da 7º série, na disciplina dehistória, está relacionado ao estágio desenvolvido no Curso de graduação em História da Universidade Paranaense - Unipar de Umuarama - Pr, no primeiro semestre do terceiro ano.
O objetivo desse trabalho é analisar um livro didático de história, contando com seus subsídios teóricos. O foco desta análise foi analisar os conteúdos do livro contemplam os princípios apregoados na lei de Diretrizes ebases da Educação Nacional (Lei n º 9.394, de dezembro de Dezembro de 1996) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais em relação à educação em direitos humanos e para formação da cidadania, como também administrar tanto os pontos positivos dele quanto os negativos, caso nele existam.
A partir da análise do livro didático Nova História Crítica, apresentarei algumas reflexões, como o uso de suasmetodologias e organização dos conteúdos. A seguir, apresentarei o objetivo de cada uma das seções que compõe as atividades.
Desenvolvimento.
No final de cada capítulo existe um texto complementar, esse texto incrementa informações que já foram atribuídas nos textos anteriores apresentando idéias que não estão no texto normal dos livros. Observei que algumas partes estão bem definidas nodesenrolar da argumentação construída ao longo da história do trabalho e reflexões críticas, e as respostas não serão encontradas no texto, devem ser encontradas pelo educando usando seu conhecimento e suas experiências, trocando idéias com seus colegas. Dá-se a entender que o conhecimento histórico é construído pela dúvida, pela crítica e pelo diálogo.
As ilustrações de cada conteúdo visam o aluno aparticipar a construção do saber, propondo uma série de conhecimentos didáticos que estimulem o educando a refletir, discutir estabelecer relações, fazer críticas e comparações.
A combinação dos textos dos capítulos e dos exercícios tem por finalidade de desenvolver habilidades cognitivas como a investigação, observação, compreensão, argumentação, memorização, análise, síntese e interpretação.
Ouso de fontes históricas é importante no material didático, podendo aparecer ao longo dos textos dos capítulos ou mesmos nas atividades.

2.1 - A seguir, exemplos de ferramentas de avaliação propostas no livro.
"Entendeu? Verifique".
Algumas questões estão ligadas diretamente ao conteúdo do texto principal do capítulo.
Como é a primeira etapa das atividades, o aluno deverá procurarrespostas no texto do capítulo, mesmo que, em alguns casos, uma simples transcrição seja suficiente.
Mas tem que ter consciências de que as questões não devem se limitar apenas a trabalhar informações do texto: elas devem também garantir o espaço adequado para a reflexão e opinião dos alunos sobre o tema.
Exemplo:
Que relação havia a União Ibérica e as invasões holandesas no Brasil?

"Defendasuas idéias".
É uma questão em que apresenta situações problemas sobre um assunto relacionado ao capítulo, para estimular a investigação, argumentação, interpretação, análise e síntese.
Com isso o professor poderá estimular o debate e a defesa de opiniões. Pois é muito importante que o aluno aprenda a construir seus argumentos, além de saber defendê-los, sempre em um ambiente de respeito etolerância.
Exemplo:
Em sua opinião, a colonização holandesa teria sido melhor para o Brasil, ou você acredita que os objetivos de todos os colonizadores europeus eram parecidos? Qual é a relevância histórica dessa questão? Discuta com seus colegas e apresente suas conclusões.
"O que você vê?".
São leituras de imagens, é uma estratégia que pode ser utilizada pelo professor para conduzir um...
tracking img