Analise de investimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1345 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Para definir o que seria uma análise de investimentos, é preciso compreender primeiro o conceito de investimentos.
“Investimento, no cenário econômico, significa a aplicação de dinheiro em meios de produção, buscando o aumento da capacidade produtiva (instalações, máquinas, transporte, infra-estrutura), ou seja, em bens de capital. Outra concepção plausível é de utilização de recursosfinanceiros escassos que geram rendimentos durante certo período de tempo, trazendo fluxo de caixa para a empresa.”

O investimento produtivo se realiza quando a taxa de lucro sobre o capital supera ou é pelo menos igual à taxa de juros ou que os lucros sejam maiores ou iguais ao capital investido.
O investimento bruto corresponde a todos os gastos realizados com bens de capital (máquinas eequipamentos) e formação de estoques.
O investimento líquido exclui as despesas com manutenção e reposição de peças, depreciação de equipamentos e instalações. Como está diretamente ligado à compra de bens de capital e, portanto, à ampliação da capacidade produtiva, o investimento líquido mede com mais precisão o crescimento da economia.
"Investimento" também pode referir-se à compra de ativosfinanceiros (ações, letras de câmbio e outros papéis).
Um investimento “sempre implica na desistência de uma parte dos momentos prazerosos do presente na esperança de melhoria no futuro”. A avaliação do investimento significa utilizar normas para a tomada de decisão em uma alternativa de investimento.  Segundo Hummel e Taschner (1995) existem duas formas de tomar uma decisão: “por sentimento ou porestudos econômicos”. Uma análise por sentimento é aquela sem nenhum conceito técnico preliminar, enquanto que uma análise por estudos econômicos levará em consideração uma diversa gama de julgamentos da demanda e oferta, por exemplo, antes de tomar sua decisão. Em geral, a escolha se embasa em indicadores de desempenho econômicos que maximizem o capital do investidor.
Não se pode esquecer tambémque, como praticamente tudo em Finanças, um investimento também é uma relação de risco x retorno e tende a seguir o mesmo comportamento já conhecido dessa oposição. O caráter do investidor é determinante na hora de assumir riscos e por isso só ele tem o poder de decisão.

Tipos de investimentos
Existem alguns investimentos que normalmente apresentam menor risco para o investidor e, na maioria dasvezes, podemos saber antecipadamente o valor que vamos receber no futuro:
 
Caderneta de poupança:

O investidor receberá mensalmente o valor dos juros (0,5% ao mês) além da correção pela Taxa Referencial, a TR, que é divulgada pelo Banco Central. Os rendimentos devem ser resgatados na data de aniversário da aplicação e são isentos de imposto de renda. Além disso, o investidor está garantidoem até R$ 60.000,00 dentro das regras do Fundo Garantidor de Crédito.

Caderneta de Poupança
É o investimento mais tradicional, conservador e popular entre os brasileiros, principalmente entre os de menor renda. Qualquer cidadão munido de CPF, documento de identidade e comprovante de renda e residência pode se dirigir a uma agência bancária para abrir a sua poupança.
A rentabilidade écalculada a partir de uma taxa de juros de 0,5% ao mês, aplicada sobre os valores atualizados pela TR (Taxa Referencial), creditada mensalmente na data de aniversário da aplicação.

Vantagens
- Liquidez imediata
- Não há prazos, mas valores mantidos por menos de um mês não recebem remuneração.
- Transação de baixo risco. Aliás, investimentos de até R$ 60 mil em uma conta poupança são garantidospelo Fundo Garantidor de Crédito. O que significa que em caso de falência ou liquidação de uma instituição financeira este valor não será perdido.
- Para Pessoas Físicas há isenção de Imposto de Renda. Pessoas Jurídicas sofrem incidência de IR sobre os rendimentos com as seguintes alíquotas:
Aplicações até 180 dias: 22,5%
Aplicações de 181 a 360 dias: 20%
Aplicações de 361 a 720 dias:17,5%...
tracking img