Analise de investimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3315 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO: BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTABEIS
CURSO: ANÁLISE DE INVESTIMENTO










DESAFIO DE ANÁLISE DE INVESTIMENTO


















Bom Jesus (PI), Abril/2012.
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO: BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTABEIS
CURSO: ANÁLISE DE INVESTIMENTO SEMESTRE: 5ºPROFESSOR EAD:
PROFESSOR PRESENCIAL: HUDSON COELHO ROSAL









DESAFIO DE ANÁLISE DE INVESTIMENTO


COMPONENTES E RAS:
ELIEUDA FERREIRA DA SILVA – RA 225670
HELIO ALVES DE ANDRADE – RA 219036
KAURISSON PEREIRA BARROS SANTOS - RA: 219059KELÚRIA BRITO HONÓRIO - RA 223659
MATEUS LIMA DE ARAÚJO – RA 223637









Bom Jesus (PI), Abril/2012.

INTRODUÇÃO
A geração de riqueza é a base dos motivos que levam pessoas a realizarem investimentos, buscando um retorno lucrativo e sustentável.
Para que haja a criação de valor ou riqueza os retornos destes investimentos deverão ser superiores aocusto dos capitais neles empregados, fazendo com que os valores líquidos dos resultados sejam positivos, agregando riqueza para o investidor e para o próprio investimento.
O custo do capital empregado em cada investimento leva em consideração o risco financeiro e econômico que está envolvido na incerteza de cada projeto e das formas de financiamento utilizadas.
Fatores como o alto custo docapital, a escassez de recursos, no seu sentido mais amplo e a busca pela rentabilidade e geração de riqueza são preponderantes pra que investimentos realizados sejam previamente analisados e mensurados exaustivamente, prevenindo fracassos, perda financeira e patrimonial, tanto dos projetos quanto dos agentes investidores.
A análise econômica, rígida e criteriosa, de um projeto deinvestimento é base para sua realização, prevenindo empirismos causadores de fracassos imediatos. Pontos como custo do capital, custos operacionais, preços, rentabilidade, margens, oportunidades, volumes operados, taxas de risco, taxas de atratividade são alguns itens indispensáveis a uma boa avaliação, que visa diminuir as incertezas e a maximizar a criação de valor para investidores, sociedade e para aperpetuação do projeto realizado.
Esta análise é passível de ser elaborada segundo diversos enfoques, revertendo-se em vários indicadores que demonstram a viabilidade ou não de cada investimento. Indicadores como Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR) e Payback Descontado são utilizados nestas análises, visando, demonstrar a viabilidade de um único investimento ou,através da comparação, demonstrar qual entre dois ou mais investimentos será o de melhor retorno ou de retorno mais rápido.
Baseando-se nisto, serão desenvolvidas, neste trabalho, análises destes três indicadores, buscando demonstrar sua utilização através de teorias publicadas e de exemplos práticos que possibilitem a visualização das maneiras e oportunidades de serem mensurados com a finalidadede avaliar possibilidades distintas de investimentos.
O investimento será direcionado a uma loja de roupas, tentando viabilizar se existem possibilidades de crescimento.




























Desenvolvimento
Com o intuito da avaliação de investimentos através dos indicadores Valor Presente Líquido, Taxa Interna de Retorno e Payback Descontado, serão abordados conceitosrelevantes para o entendimento destes e da terminologia a ser empregada no presente trabalho.
1.1 Valor presente e valor presente líquido
Valor Presente ou Present Value é um conceito matemático que indica o valor atual de uma série uniforme de capitais futuros, descontados a uma determinada taxa de juros compostos, por seus respectivos prazos (TOSI apud WERNKE, 2000).
Segundo...
tracking img