Analise de investimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4560 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
3.1. ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
O conceito de Análise de Investimentos pode ser considerado como um conjunto de técnicas que permitem a comparação entre os resultados de tomada de decisões referentes a alternativas diferentes de forma científica.
Nessas comparações, as diferenças que marcam as alternativas devem ser expressas tanto quanto possível em termos quantitativos. Para expressar em termosquantitativos as diferenças entre as alternativas em uma tomada de decisão usa-se basicamente da Matemática Financeira.
A Engenharia Econômica é, em boa parte, uma aplicação das técnicas de Matemática Financeira nos problemas de tomada de decisões. É um conjunto dos métodos utilizados nas análises de investimentos e das técnicas empregadas na escolha da melhor alternativa.
Surge um problema deEngenharia Econômica quando se deseja investir um capital ou ocorre a necessidade de se comprar um bem de capital. Em ambos os casos, todas as alternativas tecnicamente viáveis para o investimento devem ser analisadas.
Empregando métodos específicos os resultados das oportunidades de negócios são comparados com o objetivo de apurar-se a melhor alternativa para o investimento. Economicamente, amelhor alternativa é a que , a longo prazo, propicia maior rentabilidade ou menor custo.
De acordo com DE FRANCISCO (1988), um estudo de análise de investimentos compreende:
a. um investimento a ser realizado;
b. enumeração de alternativas viáveis;
c. análise de cada alternativa;
d. comparação das alternativas;
e. escolha da melhor alternativa.
Finalizando, cabe ainda ressaltar que na tomadade decisão a alternativa escolhida deve ser sempre a mais econômica, após a verificação de que todas as variáveis que influem no sistema foram convenientemente estudadas.
3.2. CONSIDERAÇÕES DA ENGENHARIA ECONÔMICA
Para a tomada de decisões de investimento, alguns pressupostos devem ser considerados como a seguir:
a. Não existe decisão com alternativa única. Significa que, para tomar qualquerdecisão, devemos analisar todas as alternativas viáveis, sendo em número mínimo de duas.
b. Somente pode-se comparar alternativas homogêneas. Para melhor entendimento deste princípio, vejamos um exemplo: O que é melhor comprar, um apartamento na Beira -Mar (Florianópolis - zona altamente valorizada) por 300 mil dólares ou um outro em Capoeiras (Florianópolis, zona de menor valorização) por 100 mildólares? Não será possível esta comparação se não conseguirmos a homogeneidade de dados de comparação. Se os dois apartamentos tiverem a mesma metragem, a mesma qualidade de acabamento, os mesmos cômodos, e se considerarmos que o índice de valorização de ambos os bairros são iguais e que seria indiferente morar na Beira-Mar ou em Capoeiras, aí então poderíamos dizer qual das duas alternativas émelhor.
c. Apenas as diferenças das alternativas são relevantes. Se em ambas as alternativas tivermos uma série de custos ou receitas iguais, elas não são necessárias para decidir qual é melhor, uma vez que existindo as duas alternativas no mesmo momento, suas diferenças anulam-se.
d. Os critérios para decisão de alternativas econômicas devem reconhecer o valor do dinheiro no tempo. Não pode-secomparar simplesmente a alternativa A (investir 1 milhão de dólares e receber 3 milhões em 2 anos) com a alternativa B (investir 1 milhão e receber 5 milhões em 4 anos), porque existe uma diferença das alternativas com relação ao tempo. Desta forma, não é possível simplesmente escolher a alternativa B porque 5 milhões é mais do que 2 milhões. Para se fazer esta comparação teremos que igualar o tempode vida ou de utilização das alternativas. Não se pode esquecer, por exemplo que os 3 milhões recebidos antes podem ser reaplicados a determinada taxa por mais dois anos.
e. Capital escasso. De nada adianta existir uma alternativa excepcionalmente rentável, se o capital próprio mais o capital conseguido com terceiros não é suficiente para cobrir as necessidades de capital do investimento.
f....
tracking img