Analise de investimento de curto e longo prazo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2393 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Este Trabalho tem por objetivo mostrar os mais diversos tipos de financiamento, que são um dos requisitos essenciais para o sucesso na expansão de sua atividade é a habilidade para obter e manter o financiamento apropriado. Levantar capital é um dos requisitos básicos de um negócio.

Financiamento de curto prazo

Crédito bancário de curto prazo
O crédito bancário é umaoperação através da qual uma instituição bancária coloca à disposição do seu cliente um determinado montante por ele solicitado comprometendo-se, este último, a liquidá-lo em datas previamente fixadas e acrescido dos respectivos juros. O crédito bancário de curto prazo pode ter as seguintes formas: 
* Desconto de letras e livranças - as letras e as livranças são geralmente utilizadas para equilibrar atesouraria e/ou a exploração da empresa. Uma operação de desconto de uma letra ou livrança, corresponde a um adiantamento, feito pela instituição bancária que realiza a operação, relativamente à data do seu vencimento. Estas operações têm diversos tipos de custo, designadamente: juro, comissões, imposto de selo e portes (no caso das letras). O valor dos encargos é calculado à taxa de juropraticada pela instituição bancária que procede ao desconto, em função do prazo que tiver sido previamente acordado entre a data do desconto e a data de vencimento do título.
Empréstimos de curto prazo
São normalmente usados para financiar operações de prazo reduzido, como sejam, por exemplo, necessidade momentâneas de tesouraria. Neste tipo de operação a instituição bancária disponibiliza ao seucliente um determinado valor de capital comprometendo-se este a restituí-lo à instituição, no final do prazo que tenha sido acordado, acrescido dos respectivos juros à taxa praticada, à data, pela instituição bancária que concede o crédito.
Contas correntes caucionadas
São operações de crédito pelas quais a entidade financiadora coloca ao dispor do seu cliente um determinado volume de créditocontratado, que este pode utilizar até ao seu limite, podendo repor, quando entender, partes de capital por forma a reduzir o montante do seu débito. A taxa de juro deste tipo de operações, é preestabelecida, depende da avaliação do risco que a entidade financiadora fizer ao seu cliente, consta do contrato a celebrar com esta última, sendo os juros liquidados de acordo com o volume de créditoutilizado. Esta forma de financiamento possui a vantagem de permitir a utilização do crédito em função das necessidades da tesouraria da empresa. 
HOT MONEY
São empréstimos de curtíssimos prazos que os bancos fazem às empresas. Estas recorrem a essa fonte de recursos para ajustar seus fluxos de caixa. A taxa de juros do HOT MONEY apresenta-se “linearizada”, pois é apresentada na forma de taxa mensalao dia útil ou taxa de OVER, ou seja, a taxa efetiva de um dia útil multiplicada por 30 dias (convenção de mercado).Para financiamentos de valores elevados, geralmente a operação é contratada por um dia e renovada no dia seguinte, caso haja necessidade. Tal procedimento evita riscos para as partes em períodos de grandes oscilações nas taxas de juros. É comum, de forma a simplificar osprocedimentos operacionais, para os clientes tradicionais da mesa neste produto, criar-se um contrato fixo de hot, estabelecendo as regras deste empréstimo e permitindo a transferência de recursos ao cliente a partir de um simples telex, telefonema ou fax, garantidos por uma Nota Promissória já previamente assinada, evitando-se assim o fluxo corrido de papéis para cada operação. Por ser uma operação de curtoprazo, o Hot Money tem a vantagem de permitir uma rápida mudança de posição no caso de uma mudança brusca para baixo nas taxas de juros. A formação de taxa para o Hot Money e definida pela taxa do CDI do dia da operação, acrescido de mais algum custo que deverá ser mencionado no contrato.

FACTORING
Factoring é uma atividade comercial, mista e atípica, que soma prestação de serviços à...
tracking img