Analise de funcinamento de drogaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 66 (16488 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
O mercado torna-se cada dia mais competitivo e a disputa mais acirrada, exigindo das empresas um planejamento de marketing efetivo para se manterem ativas.

O ambiente competitivo e diversificado tem proporcionado às organizações dificuldades em ser o alvo das atenções junto aos seus consumidores. Tais dificuldades ainda se agravam quando os produtos oferecidos são similares. Comisso tem-se provocado questionamentos quanto as estratégias mais adequadas para fidelização do cliente, oferecendo um atendimento diferenciado e um pós-venda eficaz.

Segundo a AMA (American Marketing Association, 2006), marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração dorelacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. Da mesma forma, Kotler e Keller (2006) afirmam que o Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo que necessitam e o que desejam, com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros. Por outro lado Kotler e Armstrong (1999) defendem quemarketing é a entrega de satisfação para o cliente em forma de benefícios.

Kotler e Keller (2006) comentam que há novos desafios em virtude das forças sociais importantes que vêm ocorrendo. Entre essas forças, podem-se citar as mudanças tecnológicas que fazem com que os negócios sejam feitos mais rapidamente e com uma inovação tecnológica altamente eficaz; a globalização que possibilita àsempresas realizarem negócios internacionais com maior facilidade; o aumento do poder do cliente, pois eles tornaram-se mais exigentes e são menos fiéis às marcas; e a convergência setorial na qual os setores passam a ser cada vez mais interligados, rompendo-se as barreiras entre eles.

Esses novos desafios são as orientações das empresas para o mercado definido como marketing holístico, que segundoos autores Kotler e Keller (2006, p. 15) é “o desenvolvimento, o projeto e a implementação de programas, processos e atividades de marketing, com o reconhecimento da amplitude e das interdependências de seus efeitos”, ou

8

seja, tudo que envolve a empresa é importante. O marketing holístico fornece a visão de quatro temas que o caracterizam como o Marketing de Relacionamento, o MarketingIntegrado, o Marketing Interno e o Marketing Socialmente Responsável.

Esse trabalho tem como objetivo caracterizar a empresa Unifar Drogaria Ltda, cuja atividade principal é o fornecimento de medicamentos e produtos ligados à saúde e higiene pessoal para a população de Minas Gerais, tendo como foco principal a cidade de Belo Horizonte e região metropolitana, a fim de apresentar um planoestratégico de marketing para a mesma.

Minas Gerais tem 7.107 farmácias e drogarias, segundo levantamento do CRF (Conselho Regional de Farmácia, 2008). As grandes redes chegam a Minas com muito capital e adquirem as pequenas drogarias. Como têm poder de compra, colocam as menores em situação difícil no mercado. Com isso, as farmácias e drogarias estão vivendo o mesmo momento que as mercearias tiveramcom a chegada dos hipermercados. Com isso as grandes empresas estão absorvendo o mercado dos pequenos.

1.1 Situação Problemática

Constantes mudanças vêm ocorrendo no mercado mundial, devido a diversos fatores que vão desde a quantidade de produtos semelhantes com preços competitivos à era globalizada das informações, o que atinge o setor farmacêutico também.

Segundo o CRF (ConselhoRegional de Farmácia, 2008), iniciado ainda na década de 20, o setor de drogarias e farmácias é um dos mais globalizados e antigos no processo de difusão da produção e comercialização por todo o mundo, dispondo de um dinamismo tecnológico que garante constante fluxo de novos produtos, com margens que o tornam um dos mais lucrativos setores do mundo.

As grandes empresas multinacionais da indústria...
tracking img