Analise de custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2954 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Classificação dos Custos

▪ Em relação à unidade do produto ou serviço produzido
a) Custos diretos: São os que podem ser diretamente apropriados aos produtos, no momento de sua ocorrência, isto é, está ligado diretamente a cada produto, bastando haver uma medida de consumo (quilogramas de materiais consumidos, embalagens utilizadas, horas de mão-de-obra).
b) Custosindiretos (CIF): São aqueles que não se pode apropriar diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento da sua ocorrência, pois não oferecem condição de uma medida objetiva e qualquer tentativa de alocação tem de ser feita de maneira estimada e muitas vezes arbitrária (aluguel, supervisão, depreciação, energia elétrica, etc.).

▪ Em relação ao volume da produção
a)Custos fixos: São os custos de estrutura que ocorrem período após período sem variações ou cujas variações não ocorrem como conseqüência de variação no volume de atividade em períodos iguais. O seu valor independe de aumentos ou diminuições do volume elaborado de produtos. Ex.: O aluguel da fábrica em certo mês é de determinado valor, independentemente de aumentos ou diminuições, naquele mês, dovolume elaborado de produtos.
b) Custos variáveis: São os custos que seus valores dependem diretamente do volume de produção. Quanto maior a quantidade fabricada, maior o seu consumo e em conseqüência maiores valores serão gastos. São os custos que variam em função da variação do volume de atividade, ou seja, da variação da quantidade produzida no período. Ex.: O valor global de consumode materiais diretos por mês depende diretamente do volume de produção. Quanto maior a quantidade fabricada, maior seu consumo. Portanto, dentro de uma unidade de tempo (mês), o valor do custo com tais materiais varia de acordo com o volume de produção; logo, materiais diretos são custos variáveis.

É de grande importância notar que a classificação dos custos em Fixos e Variáveis leva emconsideração a unidade de tempo, o valor total de custos com um item nessa unidade de tempo e o volume da atividade, enquanto que a classificação de direto e indireto é realizada em relação a unidade produzida.
A classificação dos custos em fixos e variáveis é a que leva em consideração a relação entre custos e o volume de atividade numa unidade de tempo.


2. Custeio por Absorção e Custeio VariávelO custeio por absorção é baseado na primeira classificação de custos mencionada, ou seja, custos diretos e indiretos; o Custeio Variável, diferentemente, utiliza a classificação de custos fixos e variáveis.
O Custeio por Absorção é realizado sob a ótica da contabilidade de custos tradicional. Nele todos os custos de produção (fixos e variáveis; diretos e indiretos) são incluídos no custo doproduto para fins de custeio dos estoques e, por sua vez, todas as despesas administrativas, financeiras e de vendas, fixas ou variáveis são excluídas do custo do produto.
Devido ao fato de apropriar custos fixos aos produtos, este método não tem grande utilidade para fins gerenciais. Vejamos porque:
✓ Os custos fixos existem independentemente da produção;
✓ Os custosfixos seriam então encargos para que a empresa possa ter condições de produzir;
✓ Por não terem relação direta com qualquer produto são distribuídos à base de critérios de rateio;
✓ O valor do custo fixo unitário depende do volume de produção (relação inversamente proporcional: aumentando-se a produção, diminui-se o custo fixo unitário);
✓ O custo de um produto irávariar em função do volume de produção de outro produto.


Nesse método de custeio, os custos fixos são alocados ao produto, permanecendo no estoque (ativo) até que seja efetivada a venda, sendo nesse momento, levado para o Resultado.

Algumas vantagens e desvantagens podem ser apontadas:

➢ Atende à legislação fiscal e aos Princípios Fundamentais de Contabilidade (Competência);...
tracking img