Analise de credito pequenas empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9353 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIG – UNIVERSIDADE IGUAÇU





ANÁLISE DE CRÉDITO
UM ESTUDO DA POLÍTICA DE ANÁLISE E CONCESSÃO DE CRÉDITO COMO FERRAMENTA DE DECISÃO DE INVESTIMENTO NAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS.


MONOGRAFIA SUBMETIDA À ORDEM DAS FACULADADES DE CIÊNCIAS SOCIAIS E JURÍDICAS DE NOVA IGUAÇU PARA GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO COM HABILITAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS PARAOBTENÇÃO DO GRAU DE




BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO

POR

ELIZABETE DE SOUZA VIEIRA DE ASSIS





Orientada por
Carlos Eduardo Guedes Valente








NOVA IGUAÇU, RJ
1999
ANÁLISE DE CRÉDITO
UM ESTUDO DA POLÍTICA DE ANÁLISE E CONCESSÃO DE CRÉDITO COMO FERRAMENTA DE DECISÃO DE INVESTIMENTO NAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS.


POR

ELIZABETE DE SOUZA VIEIRA DE ASSISDissertação submetida ao corpo docente das Faculdades de Ciências Sociais e Jurídicas da UNIG - Universidade Iguaçu, como parte dos requisitos necessários à obtenção da graduação em Administração com Habilitação em Gestão de Negócios em Pequenas e Médias Empresas.



Aprovada por:


_______________________________________
Prof. Carlos Eduardo Gudes Valente – Orientador_________________________________________

Prof._____________________________________



_________________________________________

Prof._____________________________________








NOVA IGUAÇU, RJ
NOVEMBRO, 1999
SUMÁRIO



INTRODUÇÃO 4

CAPÍTULO I 6

ANÁLISE DE CRÉDITO 6
I.1. INTRODUÇÃO 6
I.2. RISCO E SELEÇÃO DE CRÉDITO 9
I.3. MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE CRÉDITO 13I.4. UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE CRÉDITO 16
I.5. A POLÍTICA DE CRÉDITO 18
I.6. O ADMINISTRADOR DE CRÉDITO 20

CAPÍTULO II 23

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 23
II.1. INTRODUÇÃO 23
II.2. ANÁLISE FINANCEIRA BÁSICA 25
II.3. ANÁLISE VERTICAL E HORIZONTAL 26
II.3.1. Análise Vertical 27
II.3.2. Análise Horizontal 28
II.4. ÍNDICES FINANCEIROS 28II.4.1. Análise de Liquidez 29
II.4.2. Análise de Atividade 31
II.4.3. Análise do Endividamento 35
II.4.4. Análise da Lucratividade 37
II.5. A UTILIZAÇÃO DOS ÍNDICES FINANCEIROS 40

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 43




INTRODUÇÃO


As empresas convivem, já há algum tempo, em um ambiente que envolve mudanças operacionais, aumento de competitividade, ameaças deprodutos e tecnologias emergentes, que impactam sobre a estratégia vigente. Essa realidade gera modificações intensas e com enorme velocidade, obrigando a empresa a efetuar uma analise sob o cenário atual em razão dessas novas exigências. Com isso, a criatividade, rapidez e eficiência – entre outras qualidades - tornaram-se fatores primordiais para sobrevivência de qualquer organização.


Há que sedefinir com o máximo de segurança possível a quem se deve conceder o crédito, tendo em vista que tal decisão pode influenciar diretamente na “saúde” da empresa em curto prazo - dependendo do valor global envolvido. E ao fazê-lo, procurar agir com uma velocidade que satisfaça o cliente e não abra brechas para o concorrente.

Além disso, na atual conjuntura, a otimização da aplicação dosrecursos possui relevante importância sobre o ponto de vista de solvência e rentabilidade de uma empresa, por isso é imprescindível uma política segura no que tange riscos sobre o retorno do capital empregado.

Existem duas modalidades de crédito, como descreve Martins e Assaf Neto (1986:326): o crédito empresarial e o crédito pessoal. A presente monografia tratará do primeiro tipo, que possuicaracterísticas diferenciadas ao crédito pessoal.
Desta forma, objetiva-se nesta monografia, apresentar informações conceituais e técnicas sobre os procedimentos para uma análise de crédito com uma sequência lógica, para que as microempresas e as empresas de pequeno e médio porte –veja o Quadro 1, encontrem ferramentas que possam ser aplicadas de forma a oferecer agilidade, segurança e...
tracking img