Analise de contos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1167 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“VENHA VER O PÔR-DO-SOL” E A “ESTRUTURA DA BOLHA DE SABÃO”: em reflexo com aspectos da teoria do conto e da narrativa





O conto caracteriza-se por ser uma narrativa curta, que dá seu recado em um número reduzido de páginas ou linhas. Diz-se que o conto se define pela sua pequena extensão, mais curto que uma novela ou o romance. O conto tem uma estrutura fechada, desenvolve uma históriae tem apenas um clímax. Apresenta os fatores de concisão e brevidade, porém esta brevidade não pode comprometer a qualidade do texto.
Neste trabalho analisaremos brevemente os contos “Venha ver o pôr-do-sol” e ”A estrutura da bolha de sabão”, ambos da autora Lygia Fagundes Telles, discutindo os aspectos que atribuem a um conto, colocando-os para ponto de análise os fatores que evidenciam parauma reflexão, a partir de concepções que alguns teóricos propõem. Neste estudo colocaremos em evidência Poe e Tcheckhov, confrontando-os e tirando algumas conclusões.
Poe, em suas considerações, apresenta uma ordem geral entre conto e terror, pois este utiliza-se a técnica do suspense, do qual desperta interesse no leitor, no conto “Venha ver o pôr-do-sol”, a autora apresenta aspectos querelacionam-se com estas considerações.
Neste conto não cabe a nós designarmos como um conto de terror, mas sim de vingança, conforme constataram os teóricos da literatura, a trama de vingança tem um estatuto peculiar. Nela convivem dois processos simultâneos, de dissimulação e simulação. Ricardo simula afeto por Raquel e dissimula suas intenções de vingança.

Acariciou-lhe o braçocom as pontas dos dedos. Ficou sério. Aos poucos, inúmeras rugazinhas foram-se formando em redor dos olhos ligeiramente apertados. Os leques de rugas se aprofundam numa expressão astuta: não era nesse instante tão jovem como aparentava. Mas logo sorriu e a rede de rugas desapareceu sem deixar vestígio. Voltou-lhe novamente o ar inexperiente e meio desatento. – Você fez bem em vir. (TELLES, 1999,p.98)


Tudo que está em um conto é proposital, ou seja, a intenção de uma simples ação pode ser peça chave para o desvendamento da história secreta. Como exemplo há o gesto de fechar algo na mão e depois lançar longe esse objeto, como faz Ricardo em “Venha ver o pôr-do-sol”. Este gesto antecipa o curso das ações, pois, denota já o que irá acontecer.
Unindo os pontos para a observação doenredo deste conto, nota-se como a combinação dos signos amor e morte atravessam o conto. A ambiguidade do texto entrelaça imagens de morte e vida. De forma sutil a autora descreve a impaciência de Raquel que pede a Ricardo para voltar “atirando a ponta do cigarro na direção de um anjinho de cabeça decepada”. A ação sugere o rumo das ações deste conto e o aprisionamento de Raquel nos remete queaquilo não seria um assassinato, e sim uma vingança, ou seja, ele mata Raquel por que a ama e não apesar de amá-la, os signos de morte incluem também na ambientação. “- Eu gostei de você, Ricardo. - E eu te amei. E te amo ainda. Percebe agora a diferença?” (TELLES, 1999, p.73)
Ricardo é um personagem que confrontado com a perda do ser amado não se conforma e decide romper com uma vingança. Amor emorte estão juntos neste conto e fica um enigma, pois não é explicitado o motivo que Raquel teria feito para receber tamanho castigo. Dentro da teoria do conto, cabe a nós leitores desvendá-lo.
É certo que Tchekhov também em alguns pontos, coincide com o pensamento de Poe ao ressaltar o suspense contido em um conto.

Em alguns pontos, coincide com o pensamento de Poe. Aquestão da brevidade permanece como elemento caracterizador do conto: “Brevidade, na imprensa menor, é a maior das virtudes”. E tal com Poe, afirma que mais vale dizer de menos que demais. [...] Em consequência desta brevidade, Tchekhov também considera necessário ao conto causar efeito ou que o que chama de impressão total no leitor [...] (GOTLIB, 2006, p.42)




Dentro do conto “A estrutura da...
tracking img