Analise de circuitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (924 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ánalise de Circuitos
1. Método Intuitivo
• Ramo de um circuito: é um componente isolado tal como um resistor ou uma fonte. Este termo também é usado para um grupo de componentes sujeito a mesmacorrente. • Nó: é um ponto de conexão entre três ou mais ramos (entre 2: junção). • Circuito fechado: é qualquer caminho fechado num circuito.
• Malha: é um circuito fechado que

não tem um trajetofechado em seu interior.

a - b - e - d – a malha b - c - f - e - b malha a - b - c - f - e - d - a circuito fechado b, e nó a, d, c, f junção b - c - f - e ramo d - a - b ramo 2. LCK e LTK
2.1 1ª Lei de Kirchhoff (Lei das Correntes)
Em um nó, a soma das correntes elétricas que entram é igual à soma das correntes que saem. , sendo a corrente elétrica .

Convenção: todasas tensões que estão no sentido da corrente são positivas.

Convenção: As correntes que entram em um nó são consideradas como sendo positivas e as que saem são consideradas como sendo negativas.2.2 2ª Lei de Kirchhoff (Lei das Tensões)
A soma algébrica da d.d.p (Diferença de Potencial Elétrico) em um percurso fechado é nula. Ou seja, a soma de todas as tensões (forças electromotrizes) nosentido horário é igual à soma de todas as tensões no sentido anti-horário, ocorridas numa malha, é igual a zero.

Logo a condutância total de resistores ligados em paralelo é igual a soma dascondutâncias individuais. Se for interessante trabalhar com resistências tem-se:

 Fonte de tensão: Abre o circuito  Fonte te corrente: Faz um curto

2.3 Aplicação

2.3.1 Ligações Série-Paralelo2.3.2 Divisor de corrente

2.3.3 Divisor de tensão

3. Análise Nodal
Exemplo:

1 Nó de Referência
Seleciona-se um nó como referência. O potencial nesse nó será assumido como zero, motivo peloqual ele também é chamado como nó de terra.

Dica: Usar o nó com o maior número de elementos ligados a ele, e onde as fontes de tensão estão conectadas.

Em seguida, nomeia-se as tensões nos...
tracking img