Analise de cargos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1643 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE DE CARGOS: DESVIO DE FUNÇÃO

WUTZKE, Christihan

RESUMO
Este artigo apresenta uma análise geral sobre a avaliação e classificação de cargos nas empresas. Sabe-se que o entendimento das funções de cada cargo, tem grande importância, pois pode evitar problemas para a empresa, como o desvio de função defendido pelo artigo n° 461 da CLT, por este motivo os administradores devem possuiruma visão geral de recursos humanos na empresa, em relação à análise de cargos deve-se dar ênfase ao desenho de cargos e especificações do cargo. Numa organização são os cargos que formam a parte estrutural da mesma, são eles os responsáveis pelo bom funcionamento, quando a distribuição é feita de forma correta. O trabalho aborda a descrição de cargos do Supermercado Ikert, localizado no municípiode Nova Santa Rosa.

PALAVRAS CHAVE: Cargos, Desvio de Função, Recursos Humanos.

1. Introdução

A administração de Recursos Humanos ou mais conhecido como RH, é uma área que sofre constantes atualizações, isso porque ela muda conforme a mentalidade das pessoas e o surgimento de novas regras. Embora estejam surgindo novas tecnologias, ainda não é possível à produção de bens e materiaissem a participação de pessoas, ou mesmo que fossem possível, elas seriam necessárias para o consumo, ou seja, as empresas dependem das pessoas para produzir, ao mesmo tempo em que as pessoas precisam das empresas para poder consumir, o que causa sinergia entre ambas.
Os cargos podem ser definidos, como todas as atividades realizadas por um ocupante e que esteja inserido em algum lugar da cadeiahierárquica da organização. O cargo tem suas especificações descritas no desenho de cargos, que serve para demonstrar o conteúdo, os métodos e processos do cargo, responsabilidades, subordinações e autoridade.


2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Conceito de Cargo
A forma em que é dividida a função dentro da empresa é comumente definhada como cargo. CHIAVENATO (2002, p. 270), a definição de cargo como“composto de todas as atividades desempenhadas por uma pessoa, que podem ser englobadas em um todo unificado e que ocupa uma posição formal no organograma da organização”.
Ainda segundo CHIAVENATO (2009, p. 160), “para a organização, o cargo constitui a base da aplicação das pessoas nas tarefas organizacionais. Para a pessoa, o cargo constitui uma das maiores fontes de expectativas e demotivação na organização”.

2.2 Desenho de Cargos
No desenho de cargos encontramos o padrão de empresa para cada ação realizada, com intuito de melhorar a organização. No desenho de cargos deve se realizar as seguintes perguntas: O que ele vai fazer? Como executar? Quem é o chefe? Quem são os subordinados?
Os cargos para CHIAVENATO (2003, p. 94),

(...) não existem por acaso. Eles precisam serdesenhados, projetados, delineados, definidos e estabelecidos. O desenho de cargos (job design) significa a especificação do conteúdo, dos métodos de trabalho e das relações com os demais cargos, no sentido de atender os objetivos da empresa. Isso significa que o desenho de cargos esta geralmente orientando para o alcance dos objetivos organizacionais. Na realidade, os cargos constituem os meios pelosquais a empresa aloca e utiliza seus recursos humanos para alcançar seus objetivos por meio de determinadas estratégias.

2.3 Modelos de Desenho de Cargos

Os desenhos de cargos existem desde o princípio, quando o homem ainda vivia de maneira nômade, a partir do momento que houve a organização dos caçadores ocorreu o melhoramento continuo desses modelos de cargos, devido a diversasinfluências, entre elas fatores sociais, físicos e psicológicos.
Os modelos que existem são: clássico, humanístico e contingencial.
O modelo clássico como afirma CHIAVENATO (2009, p. 163), é o desenho de cargos apregoado pelos engenheiros da Administração Cientifica no inicio do século XX. Taylor, Gantt e Gilbreth utilizaram certos princípios de racionalização do trabalho para projetar cargos,...
tracking img