Analise de biomoleculas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (775 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
As Biomoléculas são compostos sintetizados pelos seres vivos e que ao mesmo tempo participam da estrutura do organismo além de participar do funcionamento de suas atividades.
Elassão formadas por elementos químicos como Carbono, Hidrogênio, Oxigênio e Nitrogênio. Esses elementos formam cadeias que irão originar as proteínas, os carboidratos, os aminoácidos, ácidos nucléicos e oslipídeos.
Grande parte das biomoléculas é originada de hidrocarbonetos, que são carbonos fazendo ligações covalentes somente com hidrogênios.
Muitas delas são polifuncionais por que contém maisde um grupo funcional ao mesmo tempo, conforme podemos comprovar na (Figura 1).

Figura 1 – Apresentando diferentes cadeias de biomoléculas e suas ligações
(Fonte: Livro Princípios da Bioquímica)Várias dessas biomoléculas localizadas nas células são chamadas de macromoléculas por possuírem um alto peso molecular. Esse peso pode variar entre dezenas, milhares e até bilhões. Essasmacromoléculas são constituídas pela polimerização de moléculas menores que vão até peso 500. A atividade celular das macromoléculas é considerada de alto gasto energético e podem formar unidades funcionais comoribossomos e aproximadamente setenta tipos de proteínas diferentes além de diferentes cadeias de RNA.
Temos como principais biomoléculas os polissacarídeos, as proteínas, os lipídeos e os ácidosnucléicos. Os sais e os minerais são pequena parcela do peso seco total.
As proteínas juntamente com a água compõe a maior parte da célula. Ela também pode apresentar diversas funções diferentes, taiscomo de catalisador, enzimática, transporte e estruturação da célula.
Os ácidos nucléicos formam DNA e RNA são polímeros de nucleotídeos que são responsáveis por armazenar e transmitir informaçãogenética.
Os polissacarídeos nada mais são que moléculas de açucares como glicose que, no organismo tem como função a produção de energia além de serem armazenadores de alimentos.
Os lipídeos são...
tracking img