Analise de balanço

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2654 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

1. Introdução..................................................................................................3
2. Demonstrações Financeiras......................................................................4
3. Fundamentação Teórica............................................................................7
3.1. Análise Vertical eHorizontal....................................................................7
3.2. Índices de Liquidez...................................................................................8
4. Aplicação Prática – Balanço Patrimonial 2007/ 2008...............................11
5. Conclusão................................................................................................13
6. ReferênciasBibliográficas.......................................................................14

1.Introdução

A Lei Nº. 6.404/76 determina a estrutura básica das demonstrações Financeiras atendendo a necessidade para análise de balanços.
A pesquisa realizada tem por finalidade demonstrar a utilidade de uma Análise Financeira do Balanço Patrimonial de determinada Entidade. É possível avaliar o Patrimônio da empresa, as decisões a seremtomadas e verificar a condição financeira e econômica da empresa.
Para melhor interpretação das informações é necessário que se faça comparação de índices disponíveis no mercado, de acordo com o seu tipo de negocio.
Existem fórmulas que nos trazem os índices de comparação, são divididos em índices que evidenciam aspectos da situação financeira (de estrutura de capital e liquidez) e índices queevidenciam aspectos da situação econômica (de rentabilidade).

2. Demonstrações Financeiras
De acordo com a legislação vigente, as demonstrações contábeis obrigatórias são:
• Demonstração do Resultado do Exercício
• Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados
• Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos
• Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido
• Notas Explicativas
•Balanço Patrimonial
Somente Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício e Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados são obrigatórias para todos os tipos de empresas, as demais são exigidas somente para as sociedades por ações.
DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO
A demonstração do resultado do exercício é apresentada no estilo vertical, indicando valores econômicos doexercício atual e do anterior.
Vale destacar que no final da demonstração do resultado do exercício deve ser apresentada, obrigatoriamente, uma informação que indique o valor do lucro líquido. A demonstração deve indicar ainda, de modo preciso e claro, o montante do lucro final obtido pela empresa no exercício, ou, em caso específico, o prejuízo final.
DEMONSTRAÇÃO DE LUCROS OU PREJUÍZOS ACUMULADOS
ADemonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados indica os elementos básicos que integram a formação do lucro ou prejuízo liquido obtido no exercício. Também relata a forma de destinação proposta do lucro líquido. Neste caso, deverá ser apreciada pela Assembléia Geral dos Acionistas. Finalmente, a demonstração deve apresentar a movimentação da conta de lucros ou prejuízos acumulados, mostrando oseventos que influíram na modificação de seu respectivo saldo.
Nesse demonstrativo devem ser relacionadas às variações provenientes do ativo ou passivo não circulante que provocaram aumento ou diminuição do capital de giro da empresa. Essa demonstração é feita para avaliar as novas origens ou aplicações provenientes de alterações sofridas no grupo não circulante.
DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS EAPLICAÇÕES DE RECURSOS (DOAR)
O objetivo do demonstrativo é mostrar a movimentação de valores durante o exercício que provocou aumento ou redução do capital circulante líquido. Chamamos de Capital Circulante Líquido a diferença entre o ativo circulante e o passivo circulante. Com o advento da Lei 11.638/07, que altera dispositivos da Lei nº 6.404/76, essa demonstração foi substituída pela Demonstração...
tracking img