Analise da novela gobseck

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1354 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANALISE DA NOVELA “GOBSEK” DE BALZAC
SEGUNDO A VISÃO MARXISTA

LONDRINA
2011

ANÁLISE DA NOVELA “GOBSECK” DE BALZAC

Gobseck foi escrito em um período em que a frança passa por mudanças políticas e econômicas, através do pensamento iluminista, influenciou o mundo todo em seu desenvolvimento, tendo como base para o inicio de sua revolução o ideal americano de liberdade, que veio a gerar olema francês: liberdade, igualdade e fraternidade. Através da revolução francesa ocorreu uma mudança nos modos de produção que incluiu a utilização de maquinário na industria capitalista do pais que continuava sendo essencialmente aristocrata burgues.
Para Marx essa nova sociedade capitalista, trata-se de uma trama de interações entre o trabalho e a produção, onde as diferenças entre as classesesta envolvida, e o homem e transformado e transforma a natureza através de seu trabalho. No capitalismo, o dinheiro, quanto mercadoria, pode se apresentar, como própria mercadoria (capital usurário); não havendo mediador, ele resulta em si mesmo, mas acrescido. O que faz de dinheiro mais dinheiro é o juro (Marx, 1983).
A novela escrita por Balzac mostra as condições existentes moldam a historiados homens, limitando os avanços e mudanças que estes realizam na historia. Podemos observar claramente essa relação no caso do triângulo formado pelo Conde de Restaud – Condessa de Restaud – Máximo de Trailles. A hierarquia da vida social nessa historia e determinada pelos bens materiais produzidos,e todas as relações das personagens desta novela, giram em torno destes valores, colocando o valordaquilo que as pessoas possuem acima de outro. Os personagens são julgados uns pelos outros segundo os bens que possuem.

GOBSECK:
O personagem Gobseck e a representação máxima do capitalismo, e obcecado pelo seu dinheiro, e tem como sua forca de trabalho o senso de oportunidade, que possibilita perceber as necessidades das outras pessoas de forma a aplicar seu dinheiro e receber uma quantiasempre maior por ele. Pode ser visto como um agiota, suas relações e comportamentos demonstram o fetichismo onde o dinheiro ganha das características humanas e o discurso do personagem e claramente capitalista, que vê nas relações humanas, nada mais do que um meio para o seu lucro. Sua obsessão não permite que crie afetos verdadeiros, tudo para ele é visto como mercadoria. Derville é um dos poucosem que confia, pela sua objetividade e sinceridade. Porém Derville também presta favores e conselhos judiciais gratuitos a Gobseck, o que fortalece sua relação, baseada em interesses. Fica perceptível em trechos da obra que a ideologia presente nesse personagem é a de que o dinheiro é colocado acima de tudo, importando apenas que seja obtido.
DERVILLE:
Derville, conhecido como o solicito,apesar de utilizar-se de muitos dos conceitos de Gobseck ao contrario deste, não colocava o dinheiro acima de tudo, e só os utilizava da forma mais justa que podia julgar, sem passar por cima de outras pessoas mostrando-se solícito à Viscondessa de Grandlieu, ao auxilia-la na restituição de seus bens. Apesar da possibilidade de uma ascensão sócia através de seus contatos, Derville não procede destaforma. Narra a história de Gobseck de maneira critica, devido as visões ideológicas diferentes. É considerado por Balzac, alguém que “não tinha alma de solicitador”, inferindo-se assim, que Derville não se enquadra na definição de um “bom capitalista”, por não visar a obtenção de bens e status acima de tudo.
VISCONDESSA DE GRANDLIEU:
A Viscondessa de Grandlieu apesar de empobrecer conservava aindatraços da classe social a que pertencia, nobreza, julgava os outros pelos seus bens, e tentava ostentar com ajuda de recursos advindos do tesouro real, uma figura da alta sociedade. Pode se ver nesta personagem o valor das aparências, já que tenta manter o status mesmo com a condição financeira adversa. Preconceituosa quanto à divisão de classes, evidenciando o valor a que dava as relações...
tracking img