ANALISE DA EVOLUÇÃO DA EVIDENCIAÇÃO DA CONTABILIDADE MONETÁRIA DA GESTÃO AMBIENTAL (CMGA), E CONTABILIDADE FÍSICA DA GESTÃO AMBIENTAL (CFGA)

22117 palavras 89 páginas
15

1 INTRODUÇÃO

Ao longo de vários séculos, o homem, através de suas atividades de exploração dos recursos naturais, comprometeu e está comprometendo o padrão de vida da sociedade, causando diversos malefícios à população devido aos impactos ambientais decorrentes de suas atividades.
A iminência do aquecimento global deu ao termo globalização um novo sentido, que vai muito além da integração dos mercados. Trata-se de um senso compartilhado de responsabilidade perante o planeta. As ameaças de mudanças climáticas nunca foi tão real. Ela transformou a vida dos indivíduos, dos governos e das empresas. Tais problemas originam-se da maneira pela qual os recursos naturais estão sendo consumidos em relação das consequências advindas deste consumo. A sociedade moderna, caracterizada pelo uso de máquinas, equipamentos tecnológicos, tais como: eletrodomésticos, transportes à base de combustíveis fósseis, computadores, telefones celulares, entre outros, embora satisfaçam as necessidades e desejos da sociedade, podem ao mesmo tempo, gerar doenças e a escassez de recursos naturais necessários para a sobrevivência do planeta.
Manter o grau de necessidades e desejos da população permitindo que os recursos naturais estejam disponíveis para gerações vindouras, é um dilema que as organizações estão enfrentando nos últimos anos, principalmente, após a conscientização da sociedade em relação à capacidade da natureza suportar todo esse consumo bem como as exigências legais.
Neste contexto, para atender às determinações legais, bem como às exigências decorrentes

da

conscientização

da

sociedade

(consumidores,

fornecedores, organizações não governamentais, governo, etc.), as empresas estão desenvolvendo diversas ações, as quais promovem o desenvolvimento sustentável.
O desenvolvimento sustentável, conforme ONO (2010) implica em usar os recursos renováveis naturais de maneira a não degradá-los, ou diminuir sua utilidade para as gerações

Relacionados