Analise da conformidade do bloco ceramico de vedação com a nbr 15720-1

760 palavras 4 páginas
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

ANÁLISE DA CONFORMIDADE DO BLOCO CERÂMICO DE VEDAÇÃO COM A NBR 15720-1

ANÁLISE DA CONFORMIDADE DO BLOCO CERÂMICO DE VEDAÇÃO COM A NBR 15720-1

ARTIGO DA PESQUISA FINAL DO PROJETO INTERDICIPLINAR, APRESENTADO ÀS FACULDADES INTEGRADAS PITAGORAS DE MONTES CLAROS, COMO PARTE DAS EXIGÊNCIAS CURRICULO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL PARA A APROVAÇÃO DO 1 ° PERÍODO.

APROVADO EM: __________________________________
Prof (orientador)
Resumo
O tijolo cerâmico de vedação é o mais utilizado na construção civil, porém nota-se a ausência de um estudo técnico a cerca das características desse produto. O objetivo deste trabalho é analisar a conformidade do tijolo 14x19x24 com as normas ABNT acerca desse produto tão utilizado no campo da Engenharia Civil. Foi realizada uma analise onde as amostras coletadas do tijolo foram submetidas a testes laboratoriais e os resultados foram comparados com a NBR 15270-1. A maioria dos resultados não se mostraram conformes com a norma. Foi concluído que as amostras do tijolo não atendem as características exigidas pela ABNT, mas não apresentam desvios significativos.
Palavras-chave: Tijolo de vedação. NBR 15270-1.

Sumário
1.
2.
3.
4. Introdução
5. O tijolo cerâmico de vedação é o mais utilizado na construção civil. Tijolo cerâmico para vedação é definido por: blocos cerâmicos destinados à execução de paredes que têm a função de resistir apenas a própria carga e pequenas cargas de ocupação (BARBOSA, 2011). Porém, apesar da grande preferência por sua utilização, nota-se a ausência de um estudo técnico a cerca das características desse produto.
6. O presente trabalho tem por objetivo apresentar a analise das características geométricas (dimensões de largura, altura e comprimento), das características físicas (índice de absorção de água) e das características

Relacionados

  • normas ABNT - Dezembro
    15069 palavras | 61 páginas