Analise da caprinovultura do sertao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5553 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE DA PRODUÇÃO E DO MERCADO DE PRODUTOS CAPRINOS E OVINOS: O CASO DO TERRITÓRIO DO SERTÃO DO PAJÉU EM

Evandro Vasconcelos Holanda Júnior2, Espedito Cezário Martins3

1. Estudo realizado com recursos do projeto “ Improving marketing and income generation of goat and sheep products in land reform settlements in the Brazilian dry lands”, o qual representa a parte brasileira do ProgramaIFAD TAG 659-ICARDA “Strengthening institutional capacity to improve marketing of small ruminant products and income generation in dry areas of Latin America”. No Brasil o é coordenado pela Embrapa, envolvendo as Unidades Descentralizadas Caprinos (Centro Nacional de Pesquisa de Caprinos) e Semi-Árido (Centro Nacional Pesquisa Agropecuária do Trópico Semi-árido), e em parceria com o Projeto DomHelder Câmara – PHDC. O Programa tem financiamento do Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura (FIDA).; 2Médico Veterinário. Pesquisador da Embrapa Caprinos, Sobral – Ceará, evandro@cnpc.embrapa.br; 3Engenheiro Agrônomo, Pesquisador da Embrapa Caprinos, 70, Sobral – Ceará, ecezario@cnpc.embrapa.br

RESUMO: Partindo da hipótese de que o fortalecimento das cadeias produtivas deprodutos agrícolas poderá contribuir para o resgate social e a geração de emprego e renda, buscou-se fazer uma análise das formas de produção e comercialização de produtos caprinos e ovinos no território do Pajeú em Pernambuco. Para tanto, numa primeira seção, busca-se caracterizar a área de estudo, realçando-se o papel da caprinoovinocultura como alternativa para atingir o desenvolvimento do referidoterritório. Em seguida, descreve-se a metodologia utilizada. Posteriormente, apresentam-se os resultados enfatizando-se a localização e a evolução da caprinovinocultura em Pernambuco, e na região do Pajeú e, as relações entre produtores de leite e de carne, intermediários e retalhistas. Termina-se com a conclusão de que os problemas enfrentados por todos os elos da cadeia produtiva precisam sermelhor entendidos e que
a solução para os mesmos passa, necessariamente, por ações em que exigem estratégia e colaboração de todos que compõem a referida cadeia produtiva.

Palavras-chave: caprinoovinocultura, produção e mercado.

1. Introdução

O Estado do Pernambuco tem uma área de 101.023 Km² e população de 7.918.344 habitantes, com participação no PIB nacional de 2,6% e composição do PIBagropecuário de 7,7%. No litoral o clima é tropical atlântico e a vegetação constituída por mangues. Em direção ao oeste encontra-se uma vegetação típica de floresta tropical (zona da mata), depois uma área de transição para a caatinga (agreste) e, finalmente, predomina a caatinga típica do clima semi-árido brasileiro. A criação de caprinos e ovinos configura-se como uma das alternativasagropecuárias apropriadas para gerar crescimento econômico e benefícios reais no âmbito da região semi-árida. Entre os vários motivos, estão eles: adequação aos agroecossistemas do semi-árido, baixa necessidade de capital inicial, capacidade de acumulação de renda em pequena escala, elevado potencial de geração de ocupações produtivas, fácil apropriação sócio-cultural e oferta de produtos com grande apeloem novos mercados. Para a concretização dessa alternativa faz-se necessário aumentar a eficiência produtiva dos sistemas pecuários e o acesso aos mercados dos produtos caprinos e ovinos produzidos por agricultores familiares.
Este trabalho apresenta os resultados de um projeto que visa ampliar os meios de subsistência de comunidades rurais assentadas pela reforma agrária no Semi-Árido do Nordestebrasileiro, identificando as oportunidades de mercado e os fatores que determinam a competitividade sistêmica e estrutural dos produtos caprinos e ovinos produzidos por agricultores familiares, em especial, os assentados em programas de Reforma Agrária no território do Alto Pajéu, Pernambuco.

2. Metodologia

O estudo foi realizado com base em dados secundários, na observação direta dos...
tracking img