Analise da aprendizagem motora no processo de ensino-aprendizagem do voleibol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 73 (18228 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LUÍS HENRIQUE MERCANTE DA SILVA

A ANALISE DA APRENDIZAGEM MOTORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO VOLEIBOL

CURITIBA 2004

LUÍS HENRIQUE MERCANTE DA SILVA

A ANALISE DA APRENDIZAGEM MOTORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO VOLEIBOL
Monografia apresentada ao curso de Licenciatura em Educação Física da Pontifícia Universidade Católica do Paraná como requisito parcial para aobtenção do título de graduado.

Orientador: Prof. Dr. Carlos Alberto Afonso

CURITIBA 2004

DEDICATÓRIA

Ao pai Jose Mercante da Silva e irmão Marco Paulo Mercante da Silva, pela força companheirismo e apoio aos momentos mais difíceis que passamos juntos.

Aos meus grandes colegas de sala de aula, bem como, professores que tanto me ajudaram a concluir este trabalho.

Aos meus eternosamigos e companheiros Alison, Nilo, Ramo, Rodrigo Sozzi, Priscila, Rafael Augusto e Mariane Thá

A uma pessoa maravilhosa que não mais esta entre nos, mas que sem dúvida sem ela seria impossível ser o que sou: um homem consciente com firmeza de caráter Maria de Lourdes Mercante da Silva (minha heroína) “Se eu pudesse parar o tempo, parar tudo e todos, e se nesse (tempo) espaço vácuo pudesseescolher um segundo escolheria com certeza o segundo... em que estivesse em seus braços.”

AGRADECIMENTO

Ao professor doutor Carlos Alberto Afonso pelo apoio e dedicação para comigo, bem como, servindo-me de luz pelo difícil viver do dia a dia acadêmico A Cláudio Tcak pelo apoio e ajuda na fase final do projeto. A professora Maria Cristina por ter sido mais que professora e sim uma grandeamiga.

“Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama amanha e ou outro se chama ontem, portanto hoje e o dia certo para fazer, acreditar, conquistar, amar e principalmente viver.”

RESUMO

O voleibol nas ultimas décadas, tornou-se um esporte apreciado e praticado por muitas crianças e adolescentes no mundo e no Brasil, principalmente devido aos recentes resultadosconquistados por nossa seleção principal. O presente estudo trás em seu bojo uma explanação geral de quais são as exigências, especificidades e caracterização do voleibol enquanto um jogo desportivo coletivo, bem com, a apresentação do que e treinamento e suas componentes como táticas, técnicas, físicas que e subdividida em geral e especifica e finalizando o componente psicológico. O objetivo destetrabalho foi verificar a influência da aprendizagem motora no processo de ensino-aprendizagem do voleibol. Para o presente estudo utilizamos uma metodologia de natureza aplicada, descritiva, quantitativa, onde a amostra foi composta por 87 atletas de voleibol feminino federadas da categoria pré-mirim com idade entre 11 e 14 anos da cidade de Curitiba. Para a coleta dos dados foi utilizada abateria de testes Eurofit, bem como, peso e altura. A discussão dos dados foi feita através de tabelas. Com os resultados obtidos chegamos as principais considerações finais que de acordo com Weineck (1991) a criança não é uma miniatura do adulto e sua mentalidade não e só quantitativa, mas também qualitativa onde a criança não só menor mais também diferente. A criança deve se sentir motiva aorealizar uma atividade,ou seja, a criança sempre buscara atividades que lhe dão prazer e nos como professores ou profissionais e principalmente adultos, devemos de todas as formas zelar pelo bem estar da criança que pratica voleibol.

SUMARIO

INTRODUÇÃO ......................................................................................................................... 8 1. REFERENCIALTEÓRICO .............................................................................................. 10 1.1. ELABORAÇÃO DO TREINO ........................................................................................... 11 1.2. O DESPORTO VOLEIBOL ............................................................................................... 12 1.3. FATORES PARA O SUCESSO OU FRACASSO...
tracking img