Analise da agropecuaria no norte de minas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 57 (14195 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO



O Estado de Minas Gerais, localizado na região Sudeste do país, limita-se a sul e sudoeste com São Paulo, a oeste com o Mato Grosso do Sul e a noroeste com Goiás, incluindo uma pequena divisa com o Distrito Federal, a leste com o Espírito Santo, a sudeste com o Rio de Janeiro e a norte e nordeste com a Bahia. É o quarto estado da federação em extensão territorial, com588.383 quilômetros quadrados, o que representa aproximadamente 7% da área total do país.
É o segundo mais populoso do Brasil, com pouco mais de 20 milhões de habitantes. Sua capital é a cidade de Belo Horizonte, que reúne em sua região metropolitana cerca de cinco milhões de habitantes, sendo, assim, a 3ª maior aglomeração populacional do país. Possui o terceiro maior Produto Interno Brutodo Brasil, superado apenas pelos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, e embora em um importante indicador de capacidade econômica, a arrecadação de ICMS, tem superado o Rio de Janeiro na classificação nacional.
Minas apresenta um contraste regional evidente, não apenas referente aos aspectos socioeconômicos, mas, também, no tocante as características naturais. Ao comparar algumas regiõesdesse estado revelam-se diferenças acentuadas. Frente a essa diversidade socioeconômica e natural do estado de Minas Gerais, o IBGE o dividiu em 12 mesorregiões.
[pic]
Fonte: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php
Nesse contexto, a região Norte desse estado aparece com características naturais peculiares, tendo em vista que está em uma área de transição fitoclimática, entre osclimas semi-úmido e semi-árido. A composição socioeconômica dessa região é semelhante ao sertão nordestino, o que a torna destoante de outras regiões do estado de Minas Gerais que são desenvolvidas economicamente, como a região central, o triângulo e o sul.
A economia do Norte de Minas apresenta algumas características semelhantes ao Nordeste do país. Em primeiro lugar, nas últimas décadas houvediversificação da estrutura produtiva, com ênfase na industrialização de alguns municípios a partir de incentivos concedidos pelo governo federal, através, da SUDENE. Os municípios industrializados da região como Montes Claros. Pirapora, Várzea da Palma, Bocaiúva e Capitão Enéas, destacam-se pelo valor relativo mais elevado do PIB e do produto per capita.
O crescimento da região nasúltimas décadas foi possível com a presença ativa do Estado. De 1985-1995, o PIB do Norte de Minas cresceu a taxas superiores à da economia brasileira a ao estado de Minas Gerais. Nesse período, a taxa média anual de crescimento do PIB brasileiro foi de 2,28%, de Minas Gerais 2,45% e do Norte de Minas 3,70%. Dado essa alta taxa de crescimento, superior à taxa de crescimento de muitos países do primeiromundo e ainda a região permanece subdesenvolvida. Entre os fatores mais relevantes para explicar o subdesenvolvimento da economia norte mineira podem ser citados: a base econômica, isto é, a produção regional que permaneceu praticamente estagnada por diversos séculos, sendo diminuta. Por isso, a análise do crescimento deve considerar não somente a taxa anual de aumento da produção, mas a base emque esta cresce. Nota-se, portanto uma base econômica simples, com mercado incipiente, pouca diversificação e integração produtiva. Dessa maneira, a intervenção do Estado na região foi decisiva para incrementar as taxas de crescimento. No entanto, o produto regional permanece pequeno, quando comparado ao total das demais regiões do estado de Minas Gerais.
Em segundo lugar, de forma similar aodo Nordeste, o crescimento do PIB per capita ocorreu a taxas menores que o crescimento do PIB total. Pode ser observada, como um traço do desenvolvimento capitalista, a permanência de um elevado nível de pobreza da população. O processo de acumulação de capital envolve a concentração dos fatores de produção. Se esta concentração for muito forte, acaba dificultando o próprio processo, pela...
tracking img