Analise critica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 6 – Organização

1. Fundamentos de organização

- Organização
É o processo de administração que agrupa e estrutura os recursos organizacionais e estabelece os mecanismos de comunicação e coordenação entre seus membros de forma a permitir que se alcancem os objetivos estabelecidos de modo eficiente.
- O processo de organização
Divisão: A divisão do trabalho obedece acritérios racionais. Manifesta-se na especialização vertical e horizontal das tarefas sob a responsabilidade de um trabalhador, na hierarquia e na disposição de autoridades e responsabilidades ao longo da cadeia de comando, e nas diferenças horizontais que existem entre os departamentos de uma organização.
Integração: Agrupamento e associação das tarefas, atividades e recursos organizacionais emunidades de trabalho a fim de permitir melhor coordenação.
Coordenação: Utilização de mecanismos que buscam a colaboração entre os vários departamentos, a fim de alcançar os objetivos globais da organização. A coordenação tem como objetivo evitar que cada departamento ou área funcional se centre apenas em suas próprias atividades ou objetivos.
- Estrutura organizacional
É o resultadofinal do processo de organização. Especifica os papeis, as relações e os procedimentos organizacionais que possibilitam uma ação coordenada de seus membros. Tem como função definir a especialização, a padronização e a departamentalização de tarefas e funções; proporcionar a coordenação das atividades por meio de mecanismos integradores e definir as fronteiras da organização.
- OrganogramaForma visual de representação gráfica da estrutura organizacional. Mostra as funções, os departamentos e os cargos da organização, especificando também como eles se relacionam. Os retângulos do organograma são dispostos em níveis que representam a hierarquia da organização. Apesar de úteis, os organogramas não conseguem representar totalmente a estrutura organizacional.
- A organização e os níveisorganizacionais
A organização é uma função da administração presente em todos os níveis organizacionais. Todos os administradores, independentemente de sua posição hierárquica, têm o dever de estruturar e organizar as tarefas no âmbito de sua esfera de responsabilidade.

2. Elementos do processo de organização

- Especialização do trabalho
Grau em que as tarefas são divididas epadronizadas para que possam ser aprendidas e realizadas de forma relativamente rápida por um único individuo em cada organização. No entanto, Karl Marx reconheceu que o conceito de especialização de trabalho, introduzido por Adam Smith, causava efeitos alienadores, podendo levar à diminuição da produtividade.
As organizações têm de tomar decisões quanto ao grau de especialização horizontal(especifica o número de diferentes atividades a serem desempenhadas) e vertical (estabelece em que medida a concepção, a execução e a administração das atividades podem ser desempenhadas pela mesma pessoa) das tarefas.
- Cadeia de comando
Especifica que a autoridade deve passar do topo até o último elemento da hierarquia organizacional por uma linha clara e ininterrupta, identificando quemdeve responder a quem.
Autoridade: Direito de decidir e de dirigir pessoas e recursos na execução das tarefas, tendo em vista a persecução dos objetivos da organização. É caracterizada por ser alocada a posições organizacionais, não em pessoas; ser aceita pelos subordinados e por fluir do topo até da organização. A autoridade está associada à responsabilidade.
Responsabilidade:Obrigação e dever das pessoas quanto à realização das tarefas ou atividades. Deve existir um equilíbrio entre a autoridade e a responsabilidade atribuídas a cada nível hierárquico.
- Amplitude de controle
Distribuição de autoridade e responsabilidade e mede o número de pessoas subordinadas a um administrador. De acordo com o grau de amplitude de controle, as estruturas organizacionais podem...
tracking img