Analise criminal com coordenadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (574 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Caro tutor e colegas,

Como anteriormente já visto pelas coordenadas e pelas discussões sobre a área de atuação de cada um, venho perante aos senhores falar sobre a região de Belo Horizonte / MG,onde em exemplos de pesquisa como o da Crisp (órgão voltado para a elaboração, acompanhamento da implementação e da avaliação crítica de políticas públicas na área da justiça criminal, ligado àUniversidade Federal de MinasGerais - UFMG).

Das teorias que estudamos nesse último módulo, consultando fontes de pesquisa na Internet, encontramos vários comentários e trabalhos sobre os índices decriminalidade na capital mineira, dentre esses fatores surgiu em maior destaque a teoria da atividade rotineira (“routine activities”) para explicar a correlação dos dados colhidos com a noção de ofensormotivado, alvo disponível e ausência de guardiões.

Os mineiros assemelham-se em parte, com a cidade de São Paulo, considerada a terceira maior metrópole do mundo, assim, não podemos dizer queteorias do tipo local desviante e desorganização social também estão presentes nos gráficos dos índices de aumento ou diminuição da criminalidade em Minas, pois, como disse bem, nosso tutor, com políticassociais e oportunidades de emprego, acabamos por excluir as duas últimas teorias. Mas, importante, ressaltar diante de outras leituras que trazem modernamente um tipo de teoria denominada sociológica,com cunho ecológico, segundo Merton, que afirma que a sociedade capitalista constantemente propõe metas de “sucesso” (como dinheiro, sucesso, patrimônio, automóveis, roupas etc.), sem, no entanto,oferecer a todas as pessoas os mesmos meios de alcançar tais metas. A desigualdade entre meios e metas gera a violência. O espaço existente entre os meios que a sociedade dá a alguns(classesfavorecidas) e as metas ideais, que sugere para todos, é preenchido pela conduta agressiva, que, assim, busca alcançar as metas por mecanismos não-convencionais.

A respeito do comentário da colega Sara, com...
tracking img