Analise contabil gestão financeira e estatitica da empresa suzano papel e celulose

Amanda Araujo Lima Reis e Silva





Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM III


Trabalho pertencente ao programa pedagógico proposto
com a intenção de atuar e desempenhar as funções
de gestor financeiro nos dias atuais, visando analisar
os mais diversos problemas nas empresas e encontrar
as soluções mais cabíveis para cada situação.


Orientador: Mauro TrubbianelliOrientadora: Andrea Marotti










São Paulo
2012
Resumo
A análise Contábil, Gerencial e Estatística é de extrema importância no quadro atual no momento da tomada de decisões, busca focar os resultados mais claros e amplos da organização, além de otimizar erros gerenciais e até mesmo contábeis . O objetivo desta pesquisa é identificar como estão apresentadas as informações contábeis,estatísticas e gerenciais da Suzano Papel e Celulose. Este estudo abrange deste a parte financeira, mas gerencial que a Suzano se encontra no momento. Evidenciou-se que a empresa tem procurado solucionar as suas “deficiências” através de implantação de novos métodos de gestão além de investir fortemente no bem estar dos seus funcionários, com isso cuidando dia-após-dia da qualidade de trabalho econdições de sua equipe.

Palavras-chaves: Análise. Tomada de Decisões.



















Sumario

1- Introdução
2- A Empresa
3- Suzano Hoje
4- Análise Contábil \ Gestão Financeira \ Estatística
5- Conclusão
6- Referências





















Introdução

A Gestão Financeira é o processo de obtenção de recursos financeiros que possibilitam àempresa atingir e manter o seu nível de atividade desejada. Essa obtenção de recursos financeiros deve ser ponderada com base em indicadores relativos à empresa, mas que vão muito para além dela, abrangendo toda a sua envolvente desde o mercado em que atua até à sua conjuntura econômica.

Os objetivos fundamentais da atividade empresarial e da Gestão Financeira em particular são: Estabilidade eRendibilidade.

Estabilidade, no sentido da não afetação do ciclo produtivo, (os inputs necessários) por falta de pagamento e ser assegurada a capacidade de desenvolvimento da empresa concretizada no seu esforço de investimento, sem que o risco de falência ou insolvência seja demasiado elevado.

Rendibilidade, no sentido de minimização dos custos assumidos perante terceiros a fim de obter osmeios financeiros indispensáveis ao seu financiamento, o que implica obter nas melhores condições de prazo e taxa para esses mesmos fundos, e maximização dos proveitos a receber de terceiros resultantes da aplicação nas melhores condições de prazo e taxa de meios financeiros que liberta. |

Em termos de análise da área financeira de uma empresa, a base do trabalho é necessariamente constituída pelosdados fornecidos pelo Departamento Contabilístico, quer como consequência das exigências legais (fiscais e/ou outras) quer decorrente das necessidades de informação dos gestores como ponto de partida e base da tomada das principais decisões estratégicas.
As demonstrações financeiras procuram fornecer informação sobre o patrimônio e riqueza das empresas sobre diferentes perspectivas.Empresa: Suzano Papel e Celulose

Leon Feffer - o descobridor da fibra curta de eucalipto, que revolucionou a fabricação de papel no Brasil e no mundo, é visto até hoje como um grande empreendedor e um exemplo de vida.

Líder mundial na produção de celulose de fibra curta a partir do eucalipto, o Brasil deve boa parte desse mérito ao empreendedor Leon Feffer, fundador da Suzano Papel e Celulose.Sua principal atividade era comprar e vender papel de grandes firmas, contudo com o inicio da 2ª Guerra Mundial a importação de celulose e matéria-prima para a fabricação de papel ficou comprometida. Pastas mecânicas e aparas de papel não eram suficientes para compensar a redução de oferta de celulose importada, levando Leon Feffer a investir na pesquisa de novas matérias-primas.

Com a ajuda...
tracking img