Analise comparativa do conto "o outro " de rubens fonseca e a novela "avenida brasil"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (587 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O CONTO ‘’O OUTRO’’ DE FONSECA E A TELENOVELA “AVENIDA BRASIL” DE JOÁO EMANUEL CARNEIRO

A vida contemporânea nos leva a aprender a conviver com as diversidades e com elasa crescermos pessoalmente. Diante de um mundo globalizado e recheado de tecnologia, o “outro” pode estar mais próximo do que possamos imaginar, e para que o.
“eu” exista é preciso nosconscientizarmos que não somos inferiores nem superiores, somos apenas diferentes.
O conto “O outro” de Rubem Fonseca, nos revela o modo como vemos quem está ao nosso redor, a partir do que somos. O homem bemsucedido do conto vive apenas para o seu trabalho sem se preocupar no que acontecia em sua volta, até que um dia, em uma das suas caminhadas, que fazia por recomendações medica, se depara com umpedinte e dá esmola ao sujeito, sem nem mesmo olhar para ver de quem se trata. A reação do personagem que parecesse ser um executivo, não é muito diferente do vivenciamos na realidade, damos esmolas paranos livrarmos da situação, e por incrível que pareça a presença do “outro” nos ameaça, pois construirmos a nossa identidade diante da dele.
Rubem Fonseca tem o seu conto narrado emprimeira pessoa, na voz de um personagem-narrador, que logo se apresenta como um homem bem sucedido, que em sua trajetória cotidiana se depara com outro personagem, que na realidade é um pedinte, Opersonagem-narrador relata a sua trajetória diária com riquezas de detalhes.
A telenovela “Avenida Brasil” produzida pela Rede Globo, retratou com humor e graça um realismo incomum, paralisando o país emfrente á televisão, onde o autor João Emanuel Carneiro mostrou o cotidiano de um bairro carioca de classe baixa. Onde vários locais são explorados como senários, tais como: um lixão, salão de beleza,loja de roupa, bares e um clube recreativo.
A trama é dividida em três fases, onde o autor aborda temas polêmicos como sexo, racismo, religião e alcoolismo. A trama se passa grande parte do tempo...
tracking img