ANALISE COMPARATIVA DAS REDES DE DISTRIBUIÇÃO ELÉTRICAS AÉREA E SUBTERRÂNEA EXISTENTES EM BELO HORIZONTE

2194 palavras 9 páginas
TRABALHO INTERDISCILINAR DIRIGIDOII
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA

ANALISE COMPARATIVA DAS REDES DE DISTRIBUIÇÃO ELÉTRICAS AÉREA E SUBTERRÂNEA EXISTENTES EM BELO HORIZONTE CURSO: Engenharia Civil Professor (a) TIDIR: Elida Jussara da Costa

Caio César de Lacerda Furtado,Gustavo Henrique de Viveiros Silveira, Jamerson Cesar Drumond Silva, Max Santos de Oliveira, Naiara de Oliveira Soares, Paulo Henrique Lobo, Sara Rios Bambirra Santos, Thamires Maria Campos Zinato

RESUMO: Este trabalho apresenta um estudo de caso sobre os tipos de rede de distribuição elétrica existentes em Belo Horizonte, em especial as redes aéreas e as redes subterrâneas. Realiza uma analise comparativa, mostrando as vantagens e desvantagens de cada uma, sendo o principal foco a segurança e o investimento.
Palavras-chave: Rede aérea; rede subterrânea; analise comparativa

1 Introdução
O crescimento urbano do Brasil e sua explosão demográfica, de modo específico e análogo em Belo Horizonte, apresenta como conseqüência o crescimento progressivo da demanda energética. No decorrer dos próximos anos será cada vez mais imprescindível um sistema de distribuição energética resistente e eficiente para os centros urbanos e regiões metropolitanas.
De acordo com Nakaguisi e Hermes (2011, p.16), a utilização de linhas de distribuição aérea se torna cada vez mais onerosa “e de difícil instalação e manutenção do ponto de vista técnico.” Além de haver possíveis problemas com as árvores, sendo comum, concessionárias realizarem podas frequentes que poderiam danificar os condutores, causar curto-circuito e consequentemente interrupções no fornecimento de energia. Há também, possibilidade de furtos dos fios condutores e prejuízo à estética das cidades. Ou seja, as redes de distribuição aéreas podem apresentar problemas de confiabilidade e continuidade de serviço.
Portanto, é necessário pesquisar outras soluções para a distribuição urbana de energia. O presente

Relacionados

  • Manual De Direito Administrativo Jos Dos Santos Carvalho Filho 2014
    649433 palavras | 2598 páginas
  • Direto Constitucional Esquematizado Pedro Lenza 18 ed
    684525 palavras | 2739 páginas