Analise comparada entre os contos solfieri e a queda da casa de usher

1268 palavras 6 páginas
RESUMO

Esse trabalho debruçou-se sobre dois contos, escritos em épocas distintas, mas que traz em seu conteúdo semelhanças, que buscaremos compreendê-las e percebermos o quanto essas narrativas contribuíram para o que a historiografia chamou de romantismo. Suas reflexões sobre a loucura e a morte, os contos abordarão o que chamamos de distanciamento da realidade ou produto da imaginação, neles observamos a catalepsia fruto do imaginário dos personagens resultando na necrofilia, onde os protagonistas com certa obsessão e incerteza dos fatos que os cercam se vêem envolvidos numa trama macabra, ocorridas em ambientes fúnebres e noturnos..

PALAVRA CAVE: Romantismo, Morte, Catalepsia.

Brasília, Setembro de 2012.

ENREDO 1

“Em ““ Noite na Taverna ““ SOLFIERI” de Álvares de Azevedo, a narrativa têm inicio em uma noite escura, de céu morno e chuvoso em Roma, que ao apagar das luzes o narrador protagonista presencia, momentos que mudarão para sempre a sua vida.

Enquanto caminhava vê, uma sombra de mulher surgir misteriosa da janela de um antigo palácio, um vulto impreciso, ouve-se um chorar e ao vê-la segue-a pelo labirinto das ruas (“...), aqui e ali, além eram cruzes que se erguiam de ante o ervaçal.” Ela ajoelhou-se. Parecia soluçar: Em torno dela passavam as aves da noite. Não sei se adormecir, sei apenas que quando amanheceu achei-me a sós no cemitério. (Azevedo, 1997 pg. 22).

Solfieri conta que, após uma orgia, um ano depois do acontecimento, fora de si caminhando pelas ruas vê uma Igreja com as portas entreabertas, adentrando-a vai ao encontro de caixão onde vê uma mulher adormecida. Retira-a de dentro do caixão, beija-a, despe-a e a profana.

O que se segue parece uma relação necrófila, leva-a para casa ela não está morta apenas sofrera de um ataque de catalepsia. Apartir deste momento, o leitor bem como os seus ouvintes tem a impressão de que a

Relacionados