ANALISE CINESIOLOGICA E BIOMECÂNICA DO ESPACATE DA GINÁSTICA

2496 palavras 10 páginas
ANALISE CINESIOLOGICA E BIOMECÂNICA DO ESPACATE DA GINÁSTICA Jéssica S. de Oliveira*
Larissa F. Souza*
Thais S. Pereira* Orientador: Ademir Shimdt.**
_______________________________________________________________
Resumo: Este presente trabalho tem como objetivo relatar a analise cinesiológica e biomecânica do espacate da ginastica. Espacate da ginástica é um movimento ginástico que consiste em abrir as pernas de modo que estas formem um ângulo de 180º e fiquem paralelas ao solo. Este movimento está também presente nas artes marciais, na dança, na preparação para os esportes em geral e em formas de meditação e relaxamento. Para realizar um espacate, é necessário treinamento contínuo, repetitivo e gradual, diante disto mostraremos os principais ossos, articulações, ligamentos, limitadores do movimento e principais lesões.
Palavras-chave Espacate da ginástica, Biomecânica, flexibilidade.

Introdução
Espacate da ginástica é um movimento ginástico que consiste em abrir as pernas de modo que estas formem um ângulo de 180º e fiquem paralelas ao solo.
O movimento em si trata do alongar das pernas, algo que nem todos conseguem fazer, pois os membros inferiores possuem uma camada óssea e uma musculatura mais densa. Em decorrência disso, a prática desta abertura necessita ser diária, a fim de não perder a capacidade desta realização, em vista da eventual e natural perda da flexibilidade corporal. O espacate começa a ser ensinado desde cedo, ainda na infância, nas aulas de ginástica (quando voltado para ela), pois se trata do momento em que o corpo está em formação e por isso, tendendo a ser mais facilmente "moldável".
Este movimento está também presente nas artes marciais, na dança, na preparação para os esportes em geral e em formas de meditação e relaxamento. Para realizar um espacate, é necessário treinamento contínuo, repetitivo e gradual. Alonga-se uma perna por vez no ângulo de 90°, até chegar à abertura total ou parcial (próxima aos 180º).

Relacionados