Analise behaviorista do filme o feitico do tempo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (505 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMO OS CEGOS SONHAM?

Os sonhos têm sido objeto de inúmeras reflexões e interesse geral, desde filósofos a leigos, tanto quanto à sua natureza como também quanto aos seussignificados.
Embora não haja um consenso acerca de questões como o que são os sonhos, porque sonhamos qual a utilidade dos sonhos, entre outras, a maioria dos estudos sobre a natureza dos sonhos ou seusmecanismos subjacentes concorda que eles estão relacionados com condições internas do organismo, sendo vistos como uma atividade psíquica ou mental, ou ainda, neurofisiológica.
Lima (2003) explica que osono é um mecanismo psicofisiológico que envolve
toda a atividade cerebral e o sistema nervoso, que entra em processo de
relaxamento visando à reposição de energias, a produção de hormônios e ometabolismo de substâncias. Sono e sonho regulam nossa afetividade, reequilibramnosso sistema nervoso e nossas emoções. Após várias fases de
relaxamento, surgem as produções oníricas, que geram em nossapsique o mesmoprocesso reparador que o sono proporciona ao organismo.
No campo da Fisiologia, a descoberta mais importante foi a da existência
do sono REM, do inglês rapideyemovement(movimento ocularrápido). Krippner(1998a, p. 8) descreve que esse é o primeiro período e inicia-se cerca de noventaminutos depois de ter começado a dormir. Os sonhos que transcorrem no estadoREM têm componentesvisuais fortes e são facilmente lembrados, ao contrário doque acontece com aquele ocorrido em outras fases do sono.
Não é fácil estudar a respeito das imagens presentes nos sonhos dedeficientes visuais,porque o profissional não encontra prontamente ao seu disporinstrumentos que possam auxiliá-lo. Além disso, há carência de estudos brasileirossobre a cegueira.

Existem, de um modo geral, dois tiposde deficiência visual: a congênita,
em que o indivíduo nasce cego, e a adquirida. Embora a preocupação com a
cegueira seja antiga, pesquisas sistemáticas sobre os seus efeitos psicológicos são...
tracking img