Analise artigo the role of the marketing function in small and médium sized enterprises

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2687 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Gestão de PME
Docente: Professor Doutor Mário José Baptista Franco

Análise do Artigo
“The role of the marketing function in small and médium sized enterprises” Michael F. Walsh, John Lipinski
Journal of Small Business and Enterprise Development Vol. 16 No. 4, 2009 pp. 569-585

Resumo
Com este trabalho pretende-se fazer uma apreciação crítica do artigo de Walsh e Lipinski(2009), sobre a influência do marketing nas pequenas e medias empresas, identificando as possíveis vantagens competitividade e a sua importância para a PME’s.
Na primeira parte do trabalho, será identificado o objectivo do artigo de investigado, elaboramos em seguida uma pequena revisão da literatura sobre o tema, neste caso sobre a influência do marketing nomeadamente nas PME’s. Em seguidadescrevemos os processos metodológicos seguidos pelos autores e enunciamos as descobertas alcançadas. Por último, será elaborado uma breve conclusão e apresentadas algumas limitações desta investigação.
Palavras-Chaves: Influencia, Marketing,

Introdução
O trabalho aqui apresentado foi realizado de acordo com a disciplina de Gestão de Pequenas e Medias Empresas (G.PME’s) regido e orientado peloProfessor Doutor Mário José Baptista Franco, tendo como finalidade a compreensão e contextualização de um artigo de caracter cientifico, referente á unidade curricular e mais propriamente ao ponto de Marketing e Planeamento Estratégico. Os autores em que realizamos a análises e interpretações do Paiper são Michael F. Walsh e John Lipinski com o seu trabalho de investigação “The role of themarketing function in small and médium sized enterprises” de 2009, publicado no Journal of Small Business and Enterprise Development Vol. 16 No. 4, 2009 pp. 569-585.
.
Objectivo
O estudo aqui apresentado por Walsh e Lipinski (2009), investiga a função Marketing e a sua influência nas organizações, que não está tão bem implantada nas PME’s como nas grandes empresas, muito devido as váriascaracterísticas distintas, que incluem vantagens e desvantagens nas PME’s (Motwani et al., 1998).
Para Walsh e Lipinski (2009), e outros vários autores, existem diferenças significativas entre as grandes e pequenas empresas. As grandes organizações, têm fortes capacidades financeiras e de negociação, onde apresentam quadros profissionais mais estruturados nas tomadas de decisões estratégicas. Por outro ladoas PME’s, apresentam características distintas, em que muitas não dispõem de quadros de gestão profissional (direcção empresarial), onde muitas são altamente influenciados pelo proprietário da empresa, onde é a própria empresa que se “molda” ao estilo e personalidade do empresário, determinado o seu sucesso ou insucesso na economia. (Sadler-Smith et al., 2003).
O estudo realizado pelos autoresWalsh e Lipinski (2009), revisa várias perguntas retiradas de Homburg et al. (1999), que faz uma investigação sobre as funções de marketing nas grandes empresas. Deste modo os autores alteram a população de investigação e aplicam desta vez as PME’s, com algumas alterações.
Um ponto importante do decorrer da investigação é apresentar uma definição de PME. Apesar de existirem enumeres definições dePME, Walsh e Lipinski (2009) utilizam uma retirada do Jornal da Cultura Empresarial e Económica Ásia-Pacífico Cooperativa (APEC), que definem com base nos EUA PME como empresas com menos de 499 empregados (APEC, 2003).
* Perguntas a Responder:
Nesta investigação Walsh e Lipinski (2009), têm como uma das finalidades responder a 3 questões fundamentais em relação a influência de marketingnas PME’s: (1) Relativo a outras funções de negócio, quão importante é a função do marketing nas PME? (2) O marketing nas PME desfrutar da mesma influência encontrada em grandes empresas? (3) Que factores internos e externos influenciam o papel do marketing nas pequenas empresas?
* Centro do estudo: O estudo de Walsh e Lipinski (2009), centra-se na subunidade do departamento de marketing nas...
tracking img