Analise ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 61 (15169 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ANÁLISE AMBIENTAL

ELEMENTOS PARA O DIAGNÓSTICO E GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DO MUNICÍPIO DE DORES DE CAMPOS – MG

Déborah Neide de Magalhães

Juiz de Fora 2008

ELEMENTOS PARA O DIAGNÓSTICO E GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DO MUNICÍPIO DE DORES DE CAMPOS – MG

Déborah Neide de Magalhães Déborah Neide de Magalhães

ELEMENTOS PARA O DIAGNÓSTICO E GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DO MUNICÍPIO DE DORES DE CAMPOS – MG

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Colegiado do Curso de Especialização em Análise Ambiental da Universidade Federal de Juiz de Fora, como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Análise Ambiental.

Área de concentração: AnáliseAmbiental.

Linha de pesquisa: Resíduos Sólidos

Orientador: Prof. Dr. José Homero Pinheiro Soares

Juiz de Fora Faculdade de Engenharia da UFJF 2008

Ao meu porto seguro, mar de calmaria, meu amor: Frederico.

AGRADECIMENTOS
Primeiramente a Deus, por ter me dado dons e tudo mais o suficiente para que eu pudesse chegar a este estágio. Sei que “tudo posso naquele que me fortalece”.Aos meus familiares, a quem devo parte do que tenho e do que sou, agradeço a dedicação e amor recebidos sempre. Ao meu futuro esposo, Frederico, pelo apoio, compreensão nos momentos de ausência, atenção e amor, elementos essenciais à minha (nossa) realização pessoal. Ao professor José Homero Pinheiro Soares, pela oportunidade, orientação, incentivo e apoio. Ao Exmo. Prefeito Municipal de Dores deCampos, Sr. Ilídio Antônio de Melo Neto, e ao secretário do Departamento de Obras da Prefeitura Municipal, Sr. Olacy de Lourdes Braga, que não mediram esforços em apoiar a realização desta pesquisa, fornecendo informações, material, espaço e mão de obra. Aos Srs. Itamar Serrão, Argemiro José de Andrade, Lucindo Elias, José Geraldo da Silva e Ruy Barbosa, funcionários da prefeitura que me ajudaramnos processos de amostragem. Ao Sr. Emerson Leão de Moura, tecnólogo em gestão de meio ambiente da Marluvas Calçados Profissionais, que disponibilizou informações sobre o gerenciamento de resíduos da empresa. Ao Sr. Mariosnir José Ferreira, que contribuiu com informações a respeito da área do lixão. Às funcionárias do Programa de Saúde da Família, que disponibilizaram dados populacionais de sumaimportância para a conclusão dos cálculos relativos à geração de resíduos. Enfim, aos amigos, colegas e a todos aqueles que colaboram direta ou indiretamente para que este trabalho acontecesse. Àqueles que acreditaram em mim, muito obrigada!

Curso de Especialização em Análise Ambiental da UFJF

vi

RESUMO
A destinação adequada dos rejeitos oriundos das diversas atividades humanas constituium grande desafio, principalmente aos países em desenvolvimento. Em relação aos resíduos sólidos urbanos, no Brasil apenas 32,2% dos municípios destinam seus rejeitos em aterros 13,8% aterros sanitários e 18,4% aterros controlados – contra 63,6% os que dispõem em lixões. O município de Dores de Campos – MG, com uma população de 9.276 habitantes e geração de resíduos per capita urbana equivalente a0,390 kg/hab.dia, apresenta uma gestão precária dos resíduos sólidos, como acontece nos municípios brasileiros de pequeno porte, limitada à varrição e capina dos logradouros, coleta diária dos rejeitos na zona urbana e disposição final em um lixão. A recente aquisição de recursos para a implementação de uma usina de triagem e compostagem pode trazer grandes benefícios ao município, possibilitandoa redução significativa da quantidade de lixo a ser descartada diariamente, além da geração de empregos e redução dos impactos causados pela atual forma de disposição final do lixo. Assim, tornou-se necessária a caracterização dos resíduos domiciliares, sendo constatado que aproximadamente 58% desses são constituídos de matéria orgânica, passível de ser transformada em composto orgânico pelo...
tracking img