Analisar o papel do gerente nas organizações contemporâneas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1572 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Analisar o papel do gerente nas organizações contemporâneas

Introdução
A competitividade e o dinamismo do mundo organizacional contemporâneo promovem freqüentes alterações nos processos clássicos de gestão, gerando a necessidade dos administradores adotarem modelos flexíveis e criativos em substituição àqueles tradicionalmente rígidos e centralizadores utilizados por várias décadas.
Atéentão, a geração de receita para as organizações dava-se, basicamente, através de seus tradicionais métodos de produção; trabalho, capital e terra. Na sociedade contemporânea, um dos fatores mais relevantes para uma administração de sucesso é o conhecimento obtido através do investimento no capital humano e, obviamente, da correta aplicação de todo este conhecimento na prática.
Métodos de gestão ondea característica predominante é a flexibilidade tornam-se essenciais para a sobrevivência neste mercado em constante transformação e evolução e, neste contexto, podemos destacar o gerente como elemento fundamental para o sucesso das inúmeras operações organizacionais.
Este trabalho tem como objetivo descrever o papel do gerente nas organizações contemporâneas, bem como as principais tarefas,competências e habilidades deste profissional que atua de forma estratégica e que torna-se cada vez mais importante dentro dessas organizações.

Tarefas a serem desempenhadas pelo gerente
De acordo com Chiavenato, o papel do administrador varia conforme o nível organizacional em que ele está alocado, sendo que os administradores alocados em níveis distintos possuem diferentes responsabilidades querequerem habilidades diversas.
Os administradores podem estar alocados em três níveis organizacionais:
• Institucional
• Intermediário
• Operacional
O gerente, alocado no nível intermediário dessa estrutura, atua como interface entre o nível institucional e operacional, desenvolvendo tarefas essenciais e diversificadas que, por serem extremamente dinâmicas, não são necessariamentepadronizadas. Desempenhadas de forma individual ou em equipe, todas essas tarefas dependem da ação deste profissional.
Através de uma visão extremamente analítica, ele é o responsável por transmitir ao nível operacional as metas e os objetivos definidos pelo nível institucional de forma clara e objetiva, assegurando que ambos sejam atingidos de forma eficaz e com a maior eficiência possível. Para talsucesso, o gerente deve Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar a utilização dos recursos organizacionais e é justamente por isso que podemos afirmar que a atuação estratégica deste profissional é de extrema importância para as organizações.
Burns & Stalker – 1971 – observam que não existe uma única forma adequada para administrar, e que esta vai depender de diversos elementos organizacionais. Nestecontexto, a relação entre condição ambiental e prática gerencial deve ser constantemente revista, com o gerente interagindo com os demais colaboradores, tornando possível identificar uma situação, diagnosticar eventuais problemas e elaborar o planejamento estratégico de ação.
Dentre as diversas tarefas executadas pelo gerente, podemos destacar:
• Analisar relatórios e as atividades doscolaboradores da organização, efetuando intervenções sempre que se fizerem necessárias.
• Administrar as pessoas de forma inteligente, apoiando-as e auxiliando-as a desenvolverem suas tarefas de maneira cada vez mais eficiente.
• Representar corretamente a organização, interna e externamente, através de amplo conhecimento sobre a mesma.
• Tomar decisões precisas e saber resolver os diversos problemasque surgem durante os processos.
• Apresentar resultados ao nível institucional da organização.
Mintzberg, citado por Bowditch & Buono – 1992, cita que as atividades cotidianas desenvolvidas pelos gerentes são segmentadas em três conjuntos:
• Interpessoais: referem-se à atuação do gerente como figura chave nos relacionamentos interpessoais, viabilizando as conexões entre os diversos grupos...
tracking img