Analisando o empreendedor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6144 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Analisando o empreendedorismo
ANNE MARIE MACULAN (UFRJ)
ISSN 1518-4382

REFERÊNCIA: MACULAN, Anne Marie. Analisando o empreendedorismo In: EGEPE – ENCONTRO DE ESTUDOS SOBRE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DE PEQUENAS EMPRESAS. 4. 2005, Curitiba, Anais... Curitiba, 2005, p. 497-507.

Resumo O objetivo do artigo é iniciar uma reflexão sobre o empreendedorismo, visando avançar na sua conceituação ereunir elementos para a sua caracterização. Na primeira parte do trabalho, são apresentadas contribuições de diversos autores relativas à definição do empreendedorismo. Na segunda parte procura-se trazer a discussão uma reflexão sobre as experiências brasileiras recentes de criação de empresas de base tecnológica em incubadoras. A hipótese é que, além das dimensões psicológicas dos indivíduos, aestruturação de um ambiente institucional, a qualidade do projeto empreendedor e o processo de aprendizado dos empreendedores são essenciais para o desenvolvimento do empreendedorismo brasileiro. 1. O BRASIL EMPREENDEDOR O relatório “Empreendedorismo no Brasil – Relatório Global 2002” do GEM - Global Entrepreneurship Monitor realizado pelo IBQP do Paraná1 calcula que, em 2002, o Brasil ocupava o 7olugar mundial em termos de taxa de empreendedorismo, contando com 14,4 milhões de pessoas envolvidas com alguma atividade empreendedora. Um exemplo recente diz respeito às experiências de criação de pequenas empresas de base tecnológica (PEBT) em incubadoras a partir da metade dos anos 90. A análise dessas experiências permite entender melhor a natureza, as características e os limites daspráticas empreendedoras no Brasil. O objetivo do artigo é iniciar uma reflexão sobre o empreendedorismo e reunir elementos para a sua caracterização. Após apresentar as contribuições de alguns autores, procura-se trazer para a discussão uma reflexão sobre o papel das incubadoras no desenvolvimento da experiência de empreendedorismo que representam as pequenas empresas de base tecnológica nelasinstaladas. A hipótese é que, além das dimensões psicológicas dos indivíduos, a estruturação de um ambiente institucional, a qualidade do projeto empreendedor e o processo de aprendizado dos empreendedores são essenciais para o desenvolvimento do empreendedorismo brasileiro. 2. O INTERESSE RENOVADO PELO EMPREENDEDORISMO Hoje a referência ao empreendedorismo está se tornando rotineira. O governo federal, osestados e municípios, instituições ligadas a comunidade empresarial como a CNI, o SEBRAE ou a ANPROTEC, economistas e especialistas em administração, usam a palavra como pivô dos programas que pretendem incentivar a criação de empresas. Essas iniciativas de criação de empresas, especialmente aquelas ditas de base tecnológica, são consideradas altamente positivas por serem, a principio, geradorasde crescimento econômico.
1

Relatório disponível no site .

Anais do IV EGEPE – Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - 2005

498

Vários fatores levaram ao resgate da importância do papel da pequena empresa a partir dos anos 80. Em primeiro lugar, o esgotamento de um determinado padrão de industrialização baseado em grandes empreendimentos que exigiama participação financeira de instituições internacionais ou dos governos, levou a revalorizar a imagem, antes negativa, da pequena empresa. Em segundo lugar, as grandes corporações, pressionadas pelo acirramento da competição, iniciaram profundas transformações organizacionais para recuperar a agilidade no mercado e baixar seus custos operacionais. No esforço para reorganizar-se em torno de suascompetências essenciais, elas terceirizaram atividades antes internalizadas passando então a recorrer mais ao mercado e geraram, dessa maneira, uma demanda por novos serviços ou produtos que estimulou a geração de outras empresas. Finalmente, há um potencial, pequeno em número, mas valioso em termos de competitividade, de criação de empresas cujas atividades são voltadas para a transformação de...
tracking img