Analisando o contexto empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2649 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO 3
2. CONTEXTO EMPRESARIAL 4
2.1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS: 4
2.2 Principais mudanças ao longo do tempo 6
2.2 CONCEITO DE PATRIMÔNIO 6
2.3 A PARTICIPAÇÃO DA CONTABILIDADE NAS EMPRESAS 7
2.3 Fontes de Recursos 8
2.3.1 Capital Social 8
2.3.2 Capital terceiros 8
2.4 Análise DE MERCADO 9
2.5 CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA ARESPONSABILIDADE SOCIAL. 9
3. CONCLUSÃO 12
4. REFERÊNCIAS 13

1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho será apresentado a importância das disciplinas que compõe o curso de graduação em ciências contábeis nesse primeiro semestre, abordando os conceitos de funções administrativas, conceito de patrimônios, fontes de recursos(capital Social, Capital de Terceiros), logo em seguida abordaremos também analise demercado, envolvendo demanda, oferta e equilíbrio de mercado, também será mostrado estruturas de mercado, será abordado também sobre a contabilidade social como ferramenta de informação para a responsabilidade social.



2. CONTEXTO EMPRESARIAL
2.1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS:
A palavra Administração vem do latim, ad (junto dele) e ministrativo (prestação de Serviço) e significa a açãode prestar serviço ou ajuda. Em outras palavras, aquele que presta um serviço a outro ou a uma atividade que se recebe por delegação de outrem. Modernamente, Administração representa o governo e a condução de uma organização ou empresa por meio de atividades relacionadas com planejamento, organização, direção e controle da ação empresarial. (CHIAVENATO, Idalberto., 2009)
Cada Autor conceitua aadministração dentro de sua ótica particular, mas quase sempre de maneira simplista como apenas um processo composto de varias atividades.
Veja e compare algumas conceituações de administração de vários autores:
• Administração é o alcance de objetivos organizacionais de maneira eficaz e eficiente por meio do planejamento, organização, liderança e controle dos recursos organizacionais (Daft,1993);
• Administração é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização e utilizar todos os recursos organizacionais disponíveis para alcançar objetivos organizacionais definidos (Stoner ET AL., 1995);
• Administração é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar o uso de recursos para alcançar objetivos de desempenho (Schermerhorn, 1996);
•Administração é o ato de trabalhar com e por intermédio de outras pessoas para realizar os objetivos da organização, bem como de seus membros (Montana e Charnov, 2003);
• Administração é o processo de alcançar objetivos pelo trabalho com e por meio de pessoas e outros recursos organizacionais (Certo, 1994).
Fayol ainda definiu seis grupos de operações que poderiam ser encontrados em todaempresa econômica, assim descritos por Ferreira et al. (2006):
Função técnica – constituída pelas atividades diretamente relacionadas à produção. De acordo com Fayol, o número, a variedade e a importância das operações e as circunstancias em que são executadas dão à função técnica uma grande importância, muitas vezes em detrimento das demais atividades. Fazia-se necessário, assim, o estabelecimentode um maior equilíbrio entre essas outras funções.
Função comercial – envolve as atividades relacionadas com a compra, a venda e a permuta de produtos ou suprimentos. Para Fayol, saber comprar e vender é tão importante quanto saber fabricar bem. Deveria, assim, ser reconhecida a importância do conhecimento do mercado e das forças dos concorrentes, bem como dos fornecedores e das autoridadespublicas relacionadas ao estabelecimento de regras comerciais.
Função financeira – é constituída pelas atividades relacionadas à captação e gestão de recursos financeiros. Fayol destaca que uma hábil gestão financeira é indispensável para o sucesso de uma empresa, pois nenhuma melhoria, nenhuma evolução seria possível sem a possibilidade de acumulação de capital ou obtenção de crédito.
Função...