Analisando o contexto empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 10 (2461 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 18 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO .4.
2.1 A MATEMATICA A SERVIÇO DAS EMPRESAS 4.
2.2 FATORES AMBIENTAIS DAS ORGANIZAÇÕES 5.
2.2.1 Analise Interna 5.
2.2.2 Analise Externa 5.
2.3 ASPECTOS JURIDICOS DO EMPRESARIO 6.
2.3.1 Capacidade 6.
2.3.2 Aspectos Jurídicos 6.
2.4 A PARTICIPAÇÃO DA CONTABILIDADE NAS EMPRESAS 8.
2.4.1 Ativos 8.
2.4.2 Passivos Circulantes8.
2.4.3 O Patrimônio Liquido 9.
2.4.3.1Capital Social 9.
2.4.3.2 Reservas de Capital 9.
2.4.3.3 Reservas de Reavaliação 10.
2.4.3.4 Reservas de Lucro 10.
2.4.3.5 Prejuizos Acumulados 11.

3 CONCLUSÃO .12

REFERÊNCIAS 13

INTRODUÇÃO

O mundo tem presenciado uma enorme mudança no cenário econômico nos últimos anos. Cada vez mais pequenas e medias empresas surgem, trazendo para o mercado novos produtos, serviços e tecnologias. Na medida em que a um crescimento dessas empresas, dificuldades também surgem, sendo assim o presente trabalho trás uma abordagem de mecanismos que auxiliam nas soluções de problemas e ajuda a compreender esse novo cenário empresarial atual proporcionando assim uma proposta de administração a fim que essas empresas possam se manterdiante as dificuldades encontradas utilizando recursos viáveis a sua realidade.

2. desenvolvimento

2.1 A MATEMÁTICA A SERVIÇO DAS EMPRESAS:

A matemática possui uma importância significativa dentro da administração e organização de uma empresa, trazendo uma enorme contribuição permitindo novas técnicas de planejamento e controle no emprego de recursos materiais, financeiros ehumanos.
No âmbito empresarial a matemática trás também instrumentos para a administração das organizações dando suporte na tomada de decisões diminuindo assim os riscos em planos futuros. As vantagens trazidas pelo uso de ferramentas matemáticas na administração de uma empresa podem ser observadas na pratica como:
• Permitir tratar o problema em seu conjunto e com todas as variáveissimultaneamente.
• Condução a soluções quantitativas.
• Permitir o entendimento dos fatos de uma forma melhor que a descrição verbal.
• Descobrir relações existentes entre vários aspectos do problema, não percebidas na descrição verbal.
A matemática contribui de modo geral para a administração e desenvolvimento de uma empresa trazendo dispositivos capazes deproporcionar soluções de problemas empresariais, fazendo com que decisões administrativas possam ser tomadas com base em equações matemáticas que simulam situações reais, o que é conhecido como Pesquisa Operacional.
Enfim, é possível administrar uma empresa e levar seu desenvolvimento a serio sem que a matemática e suas ferramentas estejam presente no seu cotidiano diário.

2.2 FATORESAMBIENTAIS DAS ORGANIZAÇÕES:
Para a elaboração e implementação de um bom planejamento estratégico é necessária uma pesquisa para ter conhecimento, para uma melhor aplicação. O planejamento nasce a partir dos grandes objetivos que a organização quer atingir. O objetivo maior do planejamento é desenvolver estratégias para obter um melhor desempenho e um resultado final melhor. As primeiras açõesdesencadeadas deverão definir o propósito da missão. A missão dever ser definida em termos de satisfazer alguma necessidade do ambiente externo de acordo com o que a empresa produz ou oferece. Uma das formas de definir o objetivo estratégico do planejamento parte da análise dos ambientes e objetivos estratégicos.
A análise dos ambientes é o primeiro passo do processo de planejamento eatravés dele que as informações serão obtidas e nortearão os objetivos. A analise capta e mantêm atualizado o conhecimento da empresa em relação ao ambiente e a si própria, identificando e monitorando seus concorrentes e o mercado. É com base nesses dados que a empresa se antecipa as mudanças provocadas nos diversos ambientes. 
2.2.1 Análise Interna
Trata-se de diagnosticar o potencial de...
tracking img